ONGs e protetores discutem Hospital Veterinário em Piracicaba, SP

ONGs e protetores discutem Hospital Veterinário em Piracicaba, SP

ONGs e protetores independentes de animais se reuniram na Prefeitura para falar da possibilidade da implantação de um dos 10 hospitais veterinários públicos, que o governo do Estado pretende instalar em São Paulo. O encontro aconteceu na prefeitura e contou com a presença do secretário de Saúde, Pedro Mello, do procurador-geral, Milton Sérgio Bissoli, e das técnicas Eliane de Carvalho (CCZ) e Mariana Ricciardi Curi (Sedema).

O prefeito Barjas Negri (PSDB) destacou que já deixou claro o interesse para a vinda do do hospital e que colocou à disposição técnicos do Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento) e da Secretaria de Saúde para discutir com o Estado a melhor localização do terreno e quais compromissos técnicos o município terá que assumir.

Pedro Mello falou do desafio, mas que o hospital é uma necessidade, “porque a questão das doenças nos animais afeta muito a saúde da população”. A veterinária Eliane de Carvalho também falou em desafios, principalmente o de aprender com quem já tem um hospital veterinário.

APROVADO

A protetora Andréia Golinelli falou do trabalho voluntário das pessoas e pediu o direcionamento do atendimento do hospital para as pessoas de baixa renda. Maria Cecília Pizzinato, da ONG Vira Lata, Vira Vida, parabenizou a prefeitura por aceitar o desafio de construir e gerir um hospital veterinário, destacando também como boas notícias a criação de um conselho de proteção dos animais e a vinda do Castra Móvel.

Sobre o conselho, o procurador disse que vai precisar do apoio de todos. “A intenção é de que o conselho seja paritário, que trabalhe em parceria com o Executivo na formatação de políticas públicas”, explicou Bissoli

Fonte: Jornal de Piracicaba

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.