ONGs francesas querem pôr um fim à tradição espanhola de colocar fogo nos chifres de touros

ONGs francesas querem pôr um fim à tradição espanhola de colocar fogo nos chifres de touros

Filmagens de um touro com seus chifres em chamas chocou várias ONGs de direitos dos animais francesas, as quais pedem um fim para essa prática.

O vídeo mostra um touro com seus chifres em fogo caindo em um rio depois de quebrar uma cerca na cidade oriental de Sagunto durante uma celebração de touradas conhecido como “toro embolado” (touro com bolas), que consiste em colocar duas bolas de fogo nos chifres do animal.

“Autoridades locais levaram nove horas para resgatar o animal por causa do alto risco de machucá-lo”, disse o prefeito da cidade Darío Moreno, no Facebook.

O prefeito socialista foi criticado por dizer que a situação teve um “bom resultado” por aqueles que querem que a tradição seja encerrada.

O Partido Animalista Contra el Maltrato Animal (PACMA) disse em uma publicação no Facebook que o incidente também foi “altamente perigoso para os voluntários do Festival, que poderiam ter ficado no caminho do animal”.

O jornal Euronews contatou o escritório do Prefeito de Sagunto para perguntar sobre a possível supressão da controversa tradição de touradas, mas não recebeu resposta.

ONGs de direitos dos animais francesas como a 30 Millions d’Amis compartilharam o vídeo em suas redes sociais pedindo um fim para a prática sob a hashtag #StopCorrida.

Alguns usuários do Twitter observaram que algumas das mesmas tradições de touradas também são praticadas no sudoeste francês, como em Baiona.

Em Valência, celebrações regionais com eventos de touradas são muito populares. De acordo com funcionários, houve 8.596 eventos de touradas em 2018.

Por Sofia Sanchez Manzarano / Tradução de Fátima C G Maciel 

Fonte: Euro News

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.