ONGs lançam campanhas para cuidar de animais de rua durante o frio em Uberaba, MG

ONGs lançam campanhas para cuidar de animais de rua durante o frio em Uberaba, MG
Cachorro abandonado (Foto/Imagem ilustrativa/iStockphoto)

Com a chegada das baixas temperaturas as entidades de proteção aos animais começam a se movimentar com campanhas para arrecadar donativos para proteger os pets do frio. Já existem pontos de coleta para donativos como cobertores, tapetes, retalhos de panos, roupas e medicamentos para serem utilizados nesse período com clima frio.

A Organização Não-Governamental (ONG) Abrigo dos Anjos informou à reportagem do Jornal da Manhã que solicita as pessoas a doação de medicamentos, uma vez que no período de temperaturas mais baixas, os pets adoecem muito. Sobre a doação de cobertores, a informação é que a entidade busca retalhos de panos em empresas do setor têxtil, o que tem atendido a demanda.

Os medicamentos solicitados são: pomadas cicatrizantes, prednisolona, ivermectina, desloratadina, loratadina, xarope expectorante, leucogen, ursacol, silimarina, meloxicam e dexametasona.

Conforme Yasmin Montan, da ONG Abrigo dos Anjos, outros medicamentos precisam de receita, mas algumas pessoas tem em casa, com sobra e também podem doar: cefalexina, azitromicina, doxiciclina, amoxicilina + clavulanato, clindamicina, ciprofloxacino, colírios, regencel/epitegel e rifocina. 

Para a farmácia veterinária são solicitados nexgard, capstar, cefalexina, amoxicilina + clavulanato, cefa-sid, afectrin, probiotico, eritrós, pomadas, unguento, spray prata, stomorgyl, doxiciclina, prednisolona, meloxicam, herbalvet, desinfetante VET+20, suplementos/vitaminas e vermífugo. As doações podem ser feitas na rua Goiás, 323, Santa Maria.

Já Associação Uberabense de Proteção aos Animais (Supra) lançou no último dia 1º a Campanha do Agasalho Animal 2023 que visa aquecer os animais de rua e abrigados nas ONGs durante a temporada das baixas temperaturas.

Segundo a Supra, as pessoas podem fazer suas doações durante os meses de maio, junho e julho e todas as doações arrecadadas serão distribuídas às ONGs e também serão destinadas a animais de rua, por meio do apoio de protetores independentes.

A advogada Janaina Coutinho e com a veterinária Jéssica Nunes, ambas voluntárias da Supra, ressaltaram que o objetivo da campanha é conscientizar a população de que os animais também sentem frio nesta época do ano. Elas ressaltaram que as pessoas podem doar o que tiverem em casa: caminhas pet, tapetes, casinhas pet, paninhos velhos, lençóis, cobertores e toalhas usados e até meias que serão úteis para aquecer os pets.

Outro alerta é para quem cuida de animais comunitários. Segundo elas, a campanha serve para lembrar que ações simples como colocar na porta de casa uma caixa de papelão forrada com jornais, ajuda o animal a se proteger do frio. 

Por Tito Teixeira

Fonte: JM Online

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.