ONGs promovem campanha para prevenir a caça de pumas na Argentina

ONGs promovem campanha para prevenir a caça de pumas na Argentina

Foi lançada uma campanha para impedir a matança de pumas como troféus de caça por várias organizações na Argentina e algumas no Chile, que já obtiveram 50.000 assinaturas em apoio à iniciativa.

A campanha acontece enquanto no dia 30 de agosto se comemora o Dia Internacional do Puma, estabelecido para reconhecer a importância da conservação da espécie e para informar e promover seus cuidados.

A iniciativa “No a la caza de pumas, Trofeos de sangre”, que já tem mais de 50.000 assinaturas na plataforma Change.org, visa acabar com a caça de troféus, uma atividade impiedosa que é permitida, legislada e ataca a espécie, que é uma das mais perseguidas.

Pretende-se também “reconverter os locais de criação de pumas que abastecem as zonas de caça em áreas de proteção e conservação da fauna, entendendo a oportunidade que representam para o desenvolvimento do turismo regional neste contexto de pandemia” e “incentivar o tratamento legislativo de um quadro regulamentar estável que impeça a importação e exportação de troféus de caça”.

A campanha é liderada pelas organizações Pumakawa, Fundación Cullunche, Red Argentina Contra el Tráfico de Especies Silvestres (RACTES) e Humane Society International.

“O objetivo é deixar claro que o puma desempenha um papel muito importante no ecossistema, por isso temos a responsabilidade de o proteger. Além disso, não é um felino que ataca as pessoas, a menos que esteja encurralado e não possa escapar. E só se for privado das suas presas naturais pode atacar o gado”, afirmam as organizações.

Outras ONGs que apoiam a iniciativa são Red Yaguareté, Foro Ambiental Córdoba, Fundación BIORED, Reserva Tatú Carreta, Asociación para la Conservación y el Estudio de la Naturaleza (ACEN), Parque Ecológico Urbano (PEU) Río Cuarto, Ecohouse Global, Cámara De Productores Ovinos De Córdoba (CAPOC), BIOGUIA, Centro de Ecología y Recursos Naturales Renovables (CERNAR) da Facultad de Ciencias Exactas, Físicas y Naturales (UNC), Fundación de la Tierra, Facultad de Ciencias Agropecuarias (UNC), Universidad Buenos Aires (UBA), e Fundación Coordinación de Felinos Silvestres Chile, Pumas Chile.

Tradução de Ana Carolina Figueiredo

Fonte: CLG Noticias con la gente

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.