Operação contra caça de animais silvestres mira ex-prefeito que posou em foto ao lado de onça morta, em Goiás

Operação contra caça de animais silvestres mira ex-prefeito que posou em foto ao lado de onça morta, em Goiás
Foto de ex-prefeito de Campinorte ao lado de onça morta motivou operação — Foto: Reprodução/Redes sociais

As polícias Civil e Federal deflagraram na manhã desta sexta-feira (18) uma operação contra o crime ambiental de caça de animais silvestres ameaçados de extinção, em Goiás. A ação, batizada de “Terceira Lei de Newton”, se originou de uma investigação iniciada em dezembro do ano passado, quando circularam nas redes sociais fotos de Francisco Corrêa Sobrinho, ex-prefeito de Campinorte, região norte do estado, posando ao lado de uma onça-parda morta.

Dois mandados de busca e apreensão são cumpridos em endereços do ex-prefeito: um na casa dele, em Mara Rosa, e outro em sua fazenda, em Campinorte.

À TV Anhanguera, Sobrinho confirmou o cumprimento dos mandados, mas disse que nada foi encontrado.

Vídeo: PF realiza operação contra caça de animais silvestres em Goiás.

De acordo com a PF, na ocasião em que as imagens foram divulgadas, uma apuração foi iniciada para averiguar o fato. Um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi registrado na Delegacia de Uruaçu, também no norte goiano.

À época, o ex-prefeito disse que o animal teria sido atacado e morto por cães da sua fazenda. No entanto, conforme a corporação, “há indícios de perfuração de projétil de arma de fogo na pele da onça-parda”.

No caso, a investigação é pelo crime ambiental contra fauna, o qual, em caso de condenação, pode ocasionar pena de dois anos de prisão além de multa.

Onça-parda que aparece morta ao lado de ex-prefeito de Campinorte — Foto: Reprodução/Redes sociais

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.