Operação contra maus-tratos a cavalos retoma atividades em Bagé, RS

Operação contra maus-tratos a cavalos retoma atividades em Bagé, RS
Comboio visitou alguns pontos da cidade (Foto: Francisco Bosco)

Ontem, às 16h, reiniciou a operação S.O.S Cavalos de Carroça. Trata-se de uma ação dentro do programa Carroceiro Legal voltada à realização de fiscalizações referentes a maus-tratos a animais.

Conforme repassado à reportagem, as vistorias serão feitas uma vez por semana, em conjunto, pela Polícia Civil, Brigada Ambiental, Secretaria Municipal da Segurança e Mobilidade Urbana, Vigilância Sanitária, Coordenadoria do Bem-Estar Animal e o gabinete da vereadora Beatriz Souza.

Segundo Beatriz, como inovação, além do recolhimento de animais em maus-tratos, durante essa primeira etapa será feita uma coleta de dados, com informações sobre condições de trabalho, renda mensal, gastos, tipos de fretes realizados, números de microchipagem e emplacamento. “No segundo mês, serão promovidos cursos de leis de trânsito aos carroceiros, posse e guarda responsável e a retomada dos cadastramentos. Com a ocorrência recente de vários casos de maus-tratos atendidos pelo Núcleo Bageense de Proteção aos Animais (NBPA), houve a necessidade de retomar com urgência as atividades do Programa Carroceiro Legal”, salienta.

A vereadora explica que o programa encerrou suas atividades em 2013, devido à falta de contingente, lugar para colocar as carroças e animais apreendidos. “Como solução, o foco agora será a educação e profissionalização dos carroceiros, além da aplicação das multas previstas na lei. Já os animais em maus-tratos serão tratados pelo NBPA e encaminhados para adoção”, adianta.

O secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Paulo Véras Simões Pires, enfatiza que a pasta dará total apoio na fiscalização e apreensão dos animais vítimas de maus-tratos.

Fonte: Folha do Sul 

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.