Operação da Polícia Ambiental resgata aves em cativeiro no Litoral do Paraná

Operação da Polícia Ambiental resgata aves em cativeiro no litoral do Paraná

Entre a última sexta-feira (20) e domingo (22), 17 aves silvestres foram resgatadas no Litoral durante a Operação Liberdade, realizada pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPMA). Enquanto os animais ganharam eram retirados das gaiolas, seis pessoas foram detidas.

Os animais foram encontrados em residências dos municípios de Pontal do Paraná, Paranaguá, Guaratuba e Matinhos. As aves eram mantidas em cativeiro de forma irregular.

Em Pontal do Paraná um coleiro foi apreendido e um homem encaminhado pela polícia. Em Matinhos foram encontrados três pássaros (dois coleiros e uma sabiá branca) enquanto dois homens foram detidos.

Em Guaratuba a operação resultou em quatro aves silvestres resgatados (um coleiro, um canário terra e uma sabiá preta) e um suspeito levado pelos policiais. Na Ilha dos Valadares, em Paranaguá, a equipe resgatou nove aves e duas pessoas foram detidas.

Os envolvidos assinaram Termo Circunstanciado e devem responder por crime ambiental. As aves resgatadas foram analisadas por veterinários e as que estavam em boas condições de saúde foram soltas na natureza. Apenas três que já estariam adaptadas ao cativeiro foram levadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) para passarem por um processo de readaptação ao habitat natural.

Por Carolina Gabardo Belo

Fonte: Massa News (com colaboração Polícia Militar do Paraná)

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.