Operação de combate à caça predatória de animais silvestres prende dois homens na zona rural de Verdelândia, MG

Operação de combate à caça predatória de animais silvestres prende dois homens na zona rural de Verdelândia, MG
Polícia apreendeu armas, munições e pássaros — Foto: Polícia Militar do Meio Ambiente/ Divulgação

A Polícia Militar de Meio Ambiente de Minas Gerais desencadeou nesta terça-feira (21) uma operação de combate à caça predatória de animais silvestres em todo o Estado. No Norte de Minas, dois homens, de 26 e 29 anos, foram presos em flagrante, na zona rural de Verdelândia, durante cumprimento de busca e apreensão.

Segundo a polícia, eles foram localizados na comunidade de Vista Alegre, após denúncia anônima e afirmaram que criavam os animais porque gostavam. Com os suspeitos, foram encontrados quatro armas de fogo, munições, materiais de recarga e cinco pássaros, sendo dois sábias, um pássaro preto, um periquito e um trinca-ferro. Quatro deles foram soltos na região, o outro foi encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestre (Cetas) de Montes Claros para avaliação e reintegração na natureza.

Os suspeitos foram encaminhados à Delegacia de Janaúba. Um deles teve a prisão ratificada e o outro assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência e foi liberado.

Eles vão responder por posse ilegal de armas de fogo e por manter em cativeiros espécies da fauna silvestre sem autorização.

A Operação segue até esta quarta-feira (22), e faz referência às duas datas ambientais comemoradas nesta semana, que são o Dia da árvore, lembrado nesta terça, e dia da Água, lembrado nesta quarta.

Fonte: g1


Nota do Olhar Animal: O termo “predatória” é associado à caça como um eufemismo para atenuar a imoralidade representada pela captura e abate dos animais. Toda caça é predatória, especialmente do ponto de vista dos interesses de seres sencientes vitimados.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.