Orangotango colocado em pequena jaula quando filhote cresce demais para sair pela porta

Orangotango colocado em pequena jaula quando filhote cresce demais para sair pela porta

Por Ameena Schelling / Tradução de Talita Oliveira

Krismon, o orangotango, esperou por 19 anos inacreditáveis até ser resgatado.

Em 1997, Krismon foi posto em cativeiro após sua mãe ser morta na sua frente. Ele foi dado a um membro do exército da Indonésia.

Nos primeiros meses, a família do oficial do exército tratou o pequeno macaco como um bebê humano, o deixando dentro de casa e brincando com ele.

Mas, como frequentemente acontece, quando o pequeno órfão começou a crescer, a novidade desapareceu. A família, talvez percebendo que eles não poderiam lidar com o orangotango pré-adolescente, decidiu enjaulá-lo.

Krismon foi colocado em uma jaula de metal estreita no quintal da família. Mas, enquanto o jovem orangotango conseguia passar facilmente pela pequena porta de quando foi preso pela primeira vez, depois de definhar mês após mês sem amor ou carinho, ele logo cresceu demais para conseguir sair novamente.

E lá ele foi encontrado aproximadamente duas décadas depois.

Indonesia orangotango jaula filhote2

“A minúscula porta se tornou muito pequena para ele depois que cresceu tanto”, o Orangutan Information Centre (OIC – Centro de Informações do Orangotango) escreveu no Facebook. “Ele ficou trancafiado lá por muitos anos”.

O oficial do exército faleceu no ano passado, e o OIC investigou persistentemente a situação desde então. No último mês, em conjunto com a Agência de Conservação de Recursos Naturais, o OIC finalmente conseguiu resgatar Krismon de sua prisão enferrujada.

Agora totalmente um macho adulto, Krismon quase não tinha espaço para se movimentar. Embora orangotangos sejam arbóreos, ele não conseguia escalar. Ele mal conseguia se deitar para descansar.

Indonesia orangotango jaula filhote3

Ele também parecia ter estado amarrado em volta do pescoço em algum momento e sobreviveu principalmente à base de arroz, disse o OIC a um blog chamado Changing Times. A família supostamente também teve um filhote de orangotango fêmea, que morreu.

 “Ainda estou chocado que um orangotango tão grande tenha sido mantido preso em uma jaula tão pequena”, disse Panut Hadisiswoyo, diretor do OIC, ao blog. “É aterrorizante”.

Infelizmente Krismon não é o único nessa triste situação. A cada ano, milhares de filhotes silvestres são tirados de suas mães, que são muitas vezes mortas para ter seus filhos vendidos ao mercado de animais exóticos, onde eles enfrentam cuidados precários e maus-tratos absolutos. Em outros casos, os filhotes geralmente são usados para carne ou medicina tradicional.

Em meados de junho, um orangutango foi resgatado na Tailândia após seu dono perceber que não podia cuidar dele. O homem entregou à Wildlife Friends Foundation Thailand (Fundação Amigos da Vida Selvagem da Tailândia) o macaco junto aos seus “pertences” – que incluíam coisas como roupas de criança, bolsas de doces e um carrinho.

Indonesia orangotango jaula filhote4

Ainda que mais e mais pessoas percebam o horror que esses animais enfrentam enquanto filhotes, ainda há quem apoie o mercado de animais – mesmo que muitos estejam bem-intencionados.

“Quando levamos Krismon embora, os membros da família estavam todos chorando”, disse Hadisiswoyo ao blog. “As pessoas têm uma concepção totalmente errada do que é amar um orangotango. Tentei explicá-los que essa não é a forma correta de cuidar de um animal selvagem”.

Mas os muitos anos de espera de Krismon finalmente terminaram. Ele foi transferido para o Sumatran Orangutan Conservation Programme (Programa de Conservação de Orangotangos da Sumatra), onde será avaliado e cuidado. Se ele conseguir ser reabilitado, ele poderá retornar à selva; caso não consiga, ele finalmente terá um lar seguro no centro.

Indonesia orangotango jaula filhote5

Em todo caso, Krismon finalmente será capaz de correr e subir, entre outras ações naturais que ele não pôde vivenciar durante seus 19 anos atrás da pequena porta enferrujada.

“Krismon está agora em boas mãos”, escreveu o OIC. “Ele tem um espaço muito melhor”.

Se você quiser ajudar aos orangotangos resgatados do mercado ilegal de animais, você pode fazer uma doação para o International Animal Rescue, que administra um orfanato e centro de resgates para orangotangos como Krismon.

Fonte: The Dodo

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.