Orangotangos Sandra e Jethro se tornam um casal em santuário

Orangotangos Sandra e Jethro se tornam um casal em santuário
Sandra brinca no seu recinto para chamar a atenção de Jethro (CGA)

Um dos orangotangos mais conhecidos residentes no Center for Great Apes é Sandra, que chegou da Argentina em novembro passado, depois que uma ordem judicial a designou como pessoa não humana. Sandra morou sozinha nos últimos dez anos no zoológico de Buenos Aires, e todos esperavam que ela encontrasse uma companhia entre os orangotangos do santuário. No início deste ano, Sandra conheceu Jethro. Não houve agressão, mas também não houve contato de início, e Sandra e Jethro passaram boa parte dos seis meses se observando apenas.

Sandra.

Quando os chimpanzés se encontram pela primeira vez, há muitos cumprimentos, vocalizações altas e abraços e grooming, quando tudo dá certo. Mas os orangotangos (que têm uma natureza mais solitária socialmente) geralmente são reservados quando encontram outros pela primeira vez. Portanto, deixamos Sandra e Jethro levarem todo o tempo que precisaram para se alimentar de forma segura e confortável um com o outro.

Finalmente o contato aconteceu! Sandra agora segue Jethro pelas trilhas aéreas, senta e brinca bem ao lado dele, faz seu ninho perto dele à noite … e às vezes com um cobertor na cabeça, ela gira na frente dele para chamar sua atenção e flertar. E funciona! Hoje, seu namoro progrediu rapidamente para se tornarem um casal amoroso.

Conheça mais: https://www.centerforgreatapes.org

Jethro & Sandra

Fonte: Projeto GAP (Center for Great Apes)

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.