AfricaDoSul orca estomago lixo H

Orca é encontrada morta com o estômago cheio de lixo

Por Jéssica Miwa

AfricaDoSul orca estomago lixo

Uma orca fêmea foi encontrada no litoral da África do Sul e gerou muita comoção entre banhistas que se uniram para salvá-la. Alguns dias depois do heroico ato, a mesma baleia foi encontrada morta. A autópsia não conseguiu esclarecer ainda o motivo do óbito, mas encontrou muito lixo em seu estômago.

O oceano recebe oito milhões de toneladas de plástico todos os anos e, se mantermos o ritmo atual, em 2050 haverá mais plástico do que peixe em nossos mares. Tudo indica que, em busca de alimento, a baleia ingeriu por engano muito lixo: entre os resíduos, copos plásticos, sola de sapatos e embalagens de alimentos.

Segundo a biologista marinha Gwenith Penry, não é possível afirmar ainda que o lixo consumido foi a causa da morte do animal ou se ele possuía alguma doença. Mesmo assim, a foto e o fato são chocantes.

AfricaDoSul orca estomago lixo2

Já conhecidos como lixões do mundo, os oceanos estão cada vez mais cheios de plástico e outros resíduos que nós jogamos insistentemente na natureza. Estima-se que hoje existam 150 milhões de toneladas de plástico nos mares.

Diversas iniciativas tentam reverter a situação. É o caso da coleção de roupa feita a partir de plástico resgatado do mar e da ONG Ocean Sole, que transforma chinelos velhos encontrados na praia em brinquedos. Mesmo assim, ainda há muita mudança a ser feita!

Fonte: The Greenest Post

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.