Orca pesando quase 3 toneladas morre após encalhar em praia da Flórida, nos EUA

Orca pesando quase 3 toneladas morre após encalhar em praia da Flórida, nos EUA

Uma orca de mais de 6 metros encalhou em uma praia em Palm Coast, na Flórida, após o que morreu no que está sendo chamado de o primeiro encalhe de orca no sudeste americano.

A baleia orca deu à costa no condado de Flagler, surpreendendo os banhistas, disseram autoridades na quarta-feira. Pesava quase 3 toneladas.

Um vídeo compartilhado pelo Gabinete do Xerife do Condado de Flagler mostrou o mamífero marinho jogado na praia, sem resposta, com as ondas quebrando sobre ele. As autoridades disseram no Facebook que não havia sinais aparentes de trauma no corpo.

“Esta é a primeira baleia assassina encalhada no sudeste dos Estados Unidos, então há muito interesse, obviamente, em tentar fazer uma amostragem extensiva e tentar determinar por que ela pode estar doente e por que encalhou”, Erin Fougeres, o Mamífero Marinho O administrador do Programa de Encalhamento da Região Sudeste da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica disse à CNN.

Na quarta-feira, policiais pediram às pessoas que evitassem a área cerca de 30 milhas ao norte de Daytona Beach e fecharam uma estrada que leva à área por causa da multidão que se reunia para ver a baleia.

Fougeres disse que o mamífero foi levado a um laboratório para uma necropsia e acrescentou que pode levar semanas ou até meses para determinar por que ele encalhou.

“Temos veterinários e biólogos e patologistas muito qualificados que estarão no local para realizar a necropsia do animal”, disse ela. “Eles abrem a baleia e examinam todos os sistemas de órgãos e observam se há alguma lesão grosseira, algo obviamente errado com os diferentes sistemas de órgãos, e coletam amostras extensas da baleia, que então enviar para um laboratório, ou vários laboratórios para análise.”

O Gabinete do Xerife do Condado de Flagler disse que equipes do Instituto de Pesquisa Hubbs-SeaWorld e do governo do Condado de Flagler trabalharam para mover a baleia.

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica estima que existam 50.000 orcas em estado selvagem e as espécies podem ser encontradas em todos os oceanos do mundo.

Locais de avistamento mais típicos incluem a Antártida, Noruega e Alasca, mas sabe-se que existem aglomerados nos trópicos e subtrópicos.

“É o nosso primeiro encalhe aqui, mas eles são encontrados nessas águas, embora menos comumente ao longo da costa atlântica”, acrescentou Fougeres.

Fotos compartilhadas pelo escritório do xerife no Facebook mostraram o mamífero em tiras amarradas em volta dele com mais de uma dúzia de pessoas trabalhando para retirá-lo do oceano.

As autoridades também disseram mais tarde que a baleia havia sido removida da praia e que a área estava aberta ao tráfego novamente.

Nas redes sociais, muitos expressaram tristeza com o encalhe da baleia.

“Eu trabalhei no Sea World por mais de 15 anos como educadora… e tenho certeza que o pessoal desta equipe está fazendo isso com o coração partido”, escreveu a usuária Anne C Smith.

Outra usuária, Mary Kirdendoll, disse: “Deve ser tão doloroso para todos ajudarem este majestoso animal”.

Fonte: G7

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.