Orcas atacam frota de barcos da The Ocean Race: “Assustador”

Orcas atacam frota de barcos da The Ocean Race: “Assustador”
Orcas atacam o leme de um barco na Ocean Race — Foto: Reprodução

Um momento de tensão marcou a Ocean Race, maior prova de vela do mundo: um grupo de orcas atacou os barcos das equipes JAJO e Mirpuri Trifork Racing. Não houve feridos ou danos materiais nos barcos, apesar das baleias empurrarem, baterem e morderem os lemes das embarcações do modelo VO65 que competem no “The Ocean Race Sprint”.

VÍDEO: Orcas atacam a frota da The Ocean Race: “Assustador”

– Há 20 minutos algumas orcas nos atingiram. Três orcas vieram direto para nós e começaram a bater nos lemes. É incrível ver as baleias assassinas, animais lindos, nos atacando. Foi um momento perigoso para a equipe. Tiramos as velas e diminuímos a velocidade do barco o mais rápido possível, e felizmente, depois de alguns ataques, elas sumiram. Foi assustador – disse Jelmer van Beek, capitão do Team JAJO, após o incidente.

O ataque aconteceu na última quinta-feira por volta das 14h50 no Oceano Atlântico, a oeste de Gibraltar. Esta área é conhecida pelos ataques de orcas a navios, nos quais uma baleia ou um grupo delas atingem repetidamente o casco ou os lemes das embarcações. Em alguns casos os navios sofreram danos significativos, chegando perto de naufragar.

Desde o início de 2023 foram registados um total de 54 ataques, 13 dos quais causando danos graves às embarcações, que tiveram de ser rebocadas. Segundo a revista especializada “Marine Mammal Science”, as orcas podem atacar por terem sofrido danos em algum momento, ou seja, os barcos as atingiram em seu caminho, e elas, quando os veem, atacam para afastá-los. Outra possibilidade é de que as orcas estivessem brincando e acreditaram que os barcos também estivessem participando das brincadeiras.

Fonte: ge


Nota do Olhar Animal: Situações similares têm sido recorrentes na Europa. Ainda não há uma explicação clara para o comportamento das orcas. Talvez estejam vendo os barcos como competidores, em virtude da atividade dos pesqueiros. Ou ainda reagindo ao fato das embarcações provocarem ferimentos por conta de colisões. 

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.