Organizadores se recusam a fechar rodeio, apesar do aumento nas mortes de touros

Organizadores se recusam a fechar rodeio, apesar do aumento nas mortes de touros

Um rodeio na Nova Zelândia se recusou a ceder às pressões para cancelar os eventos, apesar de uma série de mortes de touros.

Ativistas dos direitos dos animais exigiram o fechamento de um rodeio em Dunedin depois que dois animais tiveram que ser eutanasiados após ferimentos durante eventos recentes.

Um touro distendeu as costas enquanto pulava durante a competição e o outro machucou a pata em uma cerca.

O grupo ativista SAFE liderou os pedidos para que o rodeio fosse cancelado após as duas mortes.

Foto: Jackson Stock Photography/shutterstock.com

Crueldade Animal

“Se você fizesse esse tipo de coisa com animais em uma fazenda, poderia muito bem ser acusado de crueldade animal”, disse Appelbe ao jornal RNZ.

“Mesmo quando os animais não são mortos, ainda são submetidos a um tratamento muito angustiante. Ser tratado da maneira como são em rodeios faz com que se sintam atacados por um predador”.

“A maioria dos neozelandeses concorda que isso é crueldade com animais para o pretenso entretenimento”.

Apesar da reação irada, o presidente da Outram Rodeo, James Adam, disse que o evento “Mad Bull Rodeo Club Bulls and Barrels Series” em 4 de abril está programado para seguir em frente.

Lamentável

Ele disse em um comunicado que as mortes “poderiam ter acontecido em um dia normal na fazenda, e é lamentável que essas coisas aconteçam, infelizmente”.

No mês passado, o ministro da Agricultura, Damien O’Connor, disse em comunicado que “não há nada que sugira que houve uma violação dos padrões mínimos de rodeio em qualquer um dos incidentes”.

Mas o porta-voz da SAFE Applebe disse que o grupo ficou insatisfeito com a resposta das autoridades e criticou o histórico do rodeio.

“Este clube matou um touro em cada um dos dois primeiros eventos”, disse ele ao jornal Otago Daily Times.

“Este é um padrão que não podemos ignorar”.

“O MPI (Ministério das Indústrias Primárias) não deve permitir que este clube realize outro evento até que seja totalmente auditado e o ministério verifique todos os processos do clube”.

Compartilhe este artigo para revelar a realidade por trás da indústria do rodeio.

Por Oli Gross  /  Tradução de Ana Carolina Figueiredo

Fonte: Totally Vegan


Nota do Olhar Animal: Nem todos os rodeios registram morte de animais, mas em todos, SEM EXCEÇÃO, ocorrem maus-tratos e abusos, o que já deveria ser o suficiente para que fossem banidos.

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.