Ortigueira (PR) registra uma denúncia por semana de maus-tratos a animais

Ortigueira (PR) registra uma denúncia por semana de maus-tratos a animais
Foto: Reprodução

Três semanas após a Prefeitura de Ortigueira sancionar a Lei nº 1579/2020, que combate os maus-tratos a animais e prevê multa de até R$ 10 mil, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente recebeu três denúncias de casos suspeitos de violências e abusos contra cavalos e cachorros no município. Os nomes dos bairros onde ocorreram as denúncias não foram divulgados.

A primeira denúncia era de que cerca de seis cavalos estariam em condições impróprias, sem água nem abrigo, o que contraria a legislação. Após investigação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, porém, o caso foi arquivado. A conclusão é de que a denúncia era infundada e de que não havia infrações ao bem-estar dos equinos.

Dois outros casos, ainda sob investigação, envolvem possíveis maus-tratos a vira-latas e a um cachorro de raça – o nome da raça do cão não foi divulgado.

Segundo a denúncia, três vira-latas estariam amarrados e seriam tratados para sarna com Lepicid, remédio indicado para infecção de larvas em bovinos. Em outra, um cão de raça teria sido amarrado pelo dono com uma corrente curta e sem abrigo.

Ambas as situações contrariam a Lei nº 1579/2020. O resultado das investigações deve ser divulgado em breve pela secretaria municipal.

Todas as três denúncias feitas sobre os possíveis casos de maus-tratos foram realizadas de forma anônima, por meio do telefone (42) 99113-3274, disponibilizado pela Prefeitura. As denúncias podem ser feitas de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Fonte: MZ Notícia

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.