Os delfinários devem ser extintos na Espanha!

Os delfinários devem ser extintos na Espanha!

Os senadores da APDDA moveram uma moção, que é baseada em uma proposta enviada por uma adolescente, que também tem o apoio de mais de 100.000 assinaturas coletadas na plataforma Change.org. Uma extinção programada é proposta para os delfinários e a proteção de seus cetáceos.

Vários senadores, membros da Associação Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Animais (APDDA), Cristina Narbona, Javier de Lucas, Donelia Roldán e Josefina Bueno, apresentaram uma moção perante a Comissão de Transição Ecológica do Senado para proteger os cetáceos na Espanha, ecoando a iniciativa de Olivia Mandle, uma jovem de 14 anos, exemplo de cidadania ativa e comprometida, que obteve mais de 100.000 assinaturas em apoio à sua campanha (http://wwww.change.org/noespaisparadelfines), com a qual persegue a limitação estrita, se não o fechamento, dos delfinários na Espanha, como já foi feito em outros países (Alemanha, Finlândia, Suíça, Noruega, Reino Unido, Polônia, Islândia, Chipre, Eslovênia, Croácia, Uruguai, Costa Rica, Chile ou Índia).

Como afirma a sua proposta, trata-se de animais “com elevada inteligência social, que necessitam da sua comunidade para se desenvolver, são seres autônomos e autoconscientes que querem tomar as suas decisões sobre o que fazem e para onde vão, e que também sofrem distúrbios psicológicos”.

A Espanha, segundo denuncia a jovem Mandle, é uma das maiores “prisões de cetáceos” do mundo, pois reúne mais de um terço dos golfinhos da Europa e 55% dos golfinhos cativos de todo o continente, tendo sido um destinatário do mesmo, visto que a legislação de outros países foi alterada.

A moção, assinada por Donelia Roldán, Josefina Bueno, Javier de Lucas e Cristina Narbona, senadores membros da APDDA, propõe uma extinção programada dos delfinários, como já fez a França, proibindo em primeiro lugar a aquisição, e a criação em cativeiro de golfinhos e redirecionar golfinhos e baleias orcas em cativeiro para santuários protegidos onde possam viver livremente. Para tal, está previsto um período de transição posterior, para que as instalações possam ser recicladas e para reorientar o impacto económico para as empresas gestoras dos delfinários.

O texto da moção é o seguinte:

A Comissão de Transição Ecológica do Senado insta o Governo a:

I. Proibir a reprodução e movimentação de espécimes, seja a compra ou permanência de golfinhos, belugas e orcas na Espanha, permitindo a manutenção dos animais atuais enquanto estejam vivos para o desenvolvimento das atividades.

II. Estabelecer, dentro do período de transição, um período máximo para que o espaço das lagoas em que estão confinados seja aumentado ao máximo, proibir o uso de cloro e restringir o contato direto do público com os animais.

III. Incentivar, em conjunto com as Comunidades Autónomas, o estabelecimento de santuários marinhos protegidos, onde estes animais, que já não podem viver em liberdade, possam chegar o mais perto possível dela.

IV. Apresentar, o mais breve possível, a Lei do Bem-Estar Animal de que a sociedade espanhola tanto precisa.

Por Yeli Arroyo / Tradução de Alexandre Magno L. Cruz

Fonte: Ecoticias

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.