Os vinte resgates de animais mais heroicos de 2016 te manterão inspirado por todo o ano novo

Os vinte resgates de animais mais heroicos de 2016 te manterão inspirado por todo o ano novo
Foto: Facebook / LSART

Se você ama os animais tanto quanto nós, então já sabe que 2016 foi um ano épico para eles. Graças aos esforços de um punhado de pessoas incríveis e de bom coração, incontáveis animais foram salvos de uma vida de abuso, negligência ou exploração – e o mundo sem dúvida se tornou um lugar mais feliz por isto.

Uma das maiores armadilhas de ser um forte amante dos animais é saber que ainda há algumas pessoas por aí que os veem mais como “coisas” ou “mercadorias” do que como seres vivos que respiram.  Ler histórias sobre animais sendo retirados da natureza selvagem e forçados a viver em cativeiro, ou sobre animais de estimação amados sendo friamente abandonados, é de cortar o coração e ferem nossa alma.  A melhor solução para este sentimento de desespero é saber que para cada história triste há dez com finais felizes.  Permanecer motivado e inspirado é primordial para impactar a luta pelos que não podem falar por si mesmos.  Então, se você está necessitando de um estímulo para começar 2017, não procure mais: aqui estão alguns de nossos resgates mais heroicos de 2016.

  1. Freddie, o boi que se libertou do matadouro de Nova Iorque

Freddie, o boi, tocou os corações de milhares de pessoas depois de uma fuga ousada de um matadouro em Jamaica, Queens – Nova Iorque.  Após uma caçada acalorada, Freddie foi capturado pelo Departamento de Polícia de Nova Iorque e retornou à instalação que pretendia abatê-lo.  Felizmente, sua fuga épica conseguiu inspirar as pessoas certas e ele foi salvo graças aos esforços do Skylands Animal Sanctuary. Freddie agora vive em sua casa no santuário.  Leia sua história completa aqui.

os_vintes_resgates_mais_heroicos_2016_2

2. Cadela “isca” salva de uma vida horrorosa se recusa a deixar que o passado a impeça de amar novamente!

Trinity é uma filhota que foi levada ao Calaveras County Animal Services por um bom samaritano.  Ela sofria com inúmeros ferimentos graves, e o abrigo temia que tivesse sido usada como cachorro isca em um ringue de rinha ilegal.  Dada sua séria condição, ela foi transferida para o hospital veterinário local para um tratamento de emergência, e lá foi confirmado que esta pobre bebê havia sido usada como um brinquedo de morder vivo.  A despeito de seu estado de saúde e da dor que ela suportou, Trinity se recusou a deixar de amar as pessoas bondosas ao seu redor.  Ela encontrou um  lar amoroso permanente.  Leia sua história completa aqui (em inglês).

os_vintes_resgates_mais_heroicos_2016_3

3. Elefanta resgatada que passou 42 anos num circo aproveita um descanso bem merecido!

Mia, a elefanta neste vídeo, foi forçada a se apresentar em um circo por 42 anos de sua vida. Apesar de, superficialmente, os circos serem vistos como um lugar de “diversão” para os elefantes, na realidade eles não são nada disso. Felizmente, a doce elefanta não tem mais por que se preocupar com circos graças ao resgate da equipe do Wildlife SOS.  Depois uma vida sendo forçada a realizar truques e a se apresentar para plateias barulhentas, Mia parece totalmente feliz simplesmente rolando na terra – algo que todo elefante merece.  Leia toda a história, aqui.

4. Elefantinhos órfãos traumatizados não conseguiam dormir, então seus resgatistas costuraram pijaminhas!

Rupa e Aashi perderam sua mãe logo após o nascimento, e sem o amor e o carinho tão essenciais ao seu desenvolvimento, estes bebês não conseguiam relaxar e dormir no centro do IFAW – International Fund for Animal Welfare, no nordeste da Índia.  O Dr. Panjit Basumatary, um dos veterinários do IFAW, disse que “para os elefantinhos é importante controlar sua temperatura. Eu vi que de manhã eles poderiam estar com frio na enfermaria de concreto após estarem ao sol durante o dia.” Então os maravilhosos cuidadores do santuário criaram pijamas customizados para ajudar os elefantes a adormecer – e eles funcionaram!  Leia aqui toda aqui (em inglês).

Foto: Roger Allen/North Downs Picture Agency
Foto: Roger Allen/North Downs Picture Agency

5. Filhote de cachorro que perdeu os dois olhos depois que humanos cruéis jogaram ácido nele é salvo

Einstein tinha apenas cinco semanas de vida quando foi submetido a uma das maiores crueldades que alguém pode imaginar. Investigadores acreditam que um ácido foi jogado em sua face, machucando tanto que seus dois olhos tiveram que ser removidos.  O ácido queimou parte de seu focinho, bigodes, e feriu seus lábios também.  Apesar disso, o pequeno cachorro continuou grato por estar vivo e seus resgatistas fizeram de tudo para assegurar que ele tivesse a melhor vida possível.  Após muitas buscas, Einstein encontrou a família perfeita para sempre!  Leia sua história aqui (em inglês).

os_vintes_resgates_mais_heroicos_2016_5

6. Macaco que viveu em isolamento como um animal de estimação por 25 anos consegue sua liberdade!

A instituição Wildlife Friends Foundation Thailand (WFFT) resgatou Joe, um macaco que viveu num buraco, como animal de estimação, desde 1991!  Durante 25 anos, ele viveu nessa gaiola apertada e suja que era, literalmente, um buraco no chão.  Não que ele tivesse sido abandonado.  Edwin Weik, fundador do WFFT, se referiu à situação de Joe como um dos dez piores casos de crueldade animal que ele já presenciou nos seus dezessete anos de resgates.  Felizmente, eles tiraram o macaco do buraco e o levaram para seu santuário.  Leia a história do resgate aqui (em inglês).

Foto: Wildlife Friends Foundation
Foto: Wildlife Friends Foundation

7. Após viver debaixo de uma casa por meses, um poodle abandonado aprendeu a confiar nos humanos novamente

O cachorro Scotty viveu debaixo de uma casa por cinco meses e não permitia que ninguém se aproximasse dele.  Quando a equipe da organização Hope for Paws finalmente o localizou, eles perceberam que estavam diante de um desafio.  Mas não sabiam que este desafio envolveria engatinhar sob as fundações de uma casa e trabalhar por duas horas até ganhar a confiança do cachorro.  Uma vez conseguido passar a coleira em volta de Scotty e levá-lo ao abrigo para um banho e uma tosa urgentíssima, eles se depararam com um Scotty totalmente diferente.  Livre do peso e da dor de seu pelo emaranhado, ele estava feliz e super amoroso!  Leia toda a história aqui (em inglês).

Hope for Paws

8. Uma mulher generosa cria três porquinhos resgatados e lhes dá uma vida melhor

Estes três porquinhos nasceram em uma fazenda de uma mãe cujo leite secou após anos de constantes gestações.  Impossibilitados de se nutrir adequadamente, os filhotes teriam uma vida breve.   Aos olhos do fazendeiro, cuidar dos porquinhos custaria mais do que eles valiam, então nada foi feito para ajudá-los. Felizmente, Darci Feigel tomou para si a tarefa interferir e salvar estas pequeninas vidas.  Alimentando-os com mamadeira por três semanas, Darci os ajudou a se tornarem saudáveis porquinhos.  Entretanto, sabendo que não teria espaço para cuidar dos três quando eles tivessem crescido plenamente, ela contatou a organização Farm Sanctuary.  Agora os porquinhos vivem livres e felizes!  Leia sua história aqui (em inglês).

os_vintes_resgates_mais_heroicos_2016_7

9. Pintinho que sobreviveu milagrosamente a envenenamento por gás e congelamento é resgatado

Red Baron nasceu na indústria dos ovos e, como os machos são considerados ”rejeitos” não lucrativos, ele foi envenenado com gás e então congelado para ser vendido como comida para cobras.  Milagrosamente, esse pintinho sobreviveu e, quando chegou ao seu destino, a pessoa que ouviu seus piados decidiu poupá-lo e o levou ao instituto Edgar’s Mission. Salvo da morte certa, este galo feliz agora passa os dias sob os cuidados da incrível equipe do santuário, que o adora.  Red Baron é conhecido por empoleirar-se nos ombros de Pam ou na sua cabeça!  Eles são amigos inseparáveis.  Leia mais aqui (em inglês).

Edgar’s Mission

10. Garotinha maravilhosa ajudou a salvar um cavalo doente à beira da morte com o poder do amor

Jo Jo foi retirada de um grupo de 42 cavalos abandonados em Kentucky e levada a vários lares temporários, onde ela supostamente ficaria confortável.  Quando foi resgatada, ela parecia um esqueleto, pesando apenas 344 quilos.  Com tal prognóstico, havia muito pouca esperança em sua sobrevivência.  Hoje, ela é uma égua saudável de 545 quilos graças a uma menininha chamada Kaylee, que ficou com Jo Jo todos os dias e lhe deu o amor e o apoio que ela precisava para prosperar.  Veja a transformação aqui.

os_vintes_resgates_mais_heroicos_2016_8

11. Ativistas incríveis salvam do aquário tubarões-baleia capturados ilegalmente destinados a aquários e os libertam

Uma investigação e missão de resgate levada a cabo pela organização Wildlife Conservation Society (WCS), e fotografada por Paul Hilton, nos mostrou como é realmente o tráfico de vida selvagem.   Dois tubarões-baleia foram descobertos em um cercado ao largo da ilha de Ambon, em Maluku, Indonésia.   De acordo com a WCS, estes animais se destinavam a parques temáticos na China.  Por sorte, a organização conseguiu estruturar a libertação desta espécie ameaçada e, com a ajuda de mergulhadores, os tubarões retornaram a seus lares no oceano.  Leia mais aqui (em inglês).

os_vintes_resgates_mais_heroicos_2016_9

12. Mãe gata corajosa que suportou queimaduras horríveis tentando salvar seus filhotes é resgatada

Flame foi encontrada coberta de queimaduras pelos membros da organização Alley Cats and Kittens.  Eles descobriram que havia ocorrido um incêndio numa fazenda próxima duas semanas antes e, pela aparência de Flame, ela provavelmente suportou queimaduras tentando salvar os bebês que ela esteve amamentando no abrigo da fazenda.  Lamentavelmente, os bebês de Flame não foram encontrados em lugar nenhum.  Felizmente, esta brava gatinha teve uma recuperação completa!  Leia sua história aqui.

os_vintes_resgates_mais_heroicos_2016_10

13. Após 20 horas em uma missão de resgate, um elefante usado para trabalho experimenta a liberdade pela primeira vez em 55 anos

Cinquenta e cinco anos após ficar acorrentado ilegalmente, subnutrido e oprimido, o elefante chamado Mohan ganhou a liberdade graças aos esforços do Wildlife SOS.  Em 2015, a organização tentou resgatar o elefante idoso, mas foi recebida por uma multidão de mais de 300 pessoas que não permitiram que o grupo salvasse Mohan.  Depois desta tentativa, o detentor de Mohan, que mantinha o elefante ilegalmente, fez um registro no governo local para ganhar sua custódia, o que levou a uma longa batalha legal.  Mas eles nunca desistiram e finalmente conquistaram a sua libertação!  Leia mais aqui.

os_vintes_resgates_mais_heroicos_2016_11

14. Cadela presa num poço chora lágrimas de alegria quando vê um resgatista chegar para salvá-la

Ruby, a cadela do vídeo abaixo, viu-se presa em um poço fundo.  Incapaz de escalar as paredes íngremes e rochosas, Ruby lá ficou, completamente desamparada.  Quando viu o grupo de resgatistas olhando para ela do topo do poço, ela ressuscitou – latiu, choramingou e abanou a cauda, totalmente maravilhada de emoção.  Apesar de não podermos falar por Ruby, achamos que ela entendeu que aqueles humanos estavam lá para salvá-la.  Leia sua história aqui (em inglês).

15. Assista ao incrível momento em que dois resgatistas libertam um tubarão-baleia ameaçado preso em rede de pesca

Este vídeo da organização Sea Shepherd’s Operation Albacore serve como um exemplo perfeito do impacto que a pesca comercial causa às espécies marinhas.  Aqui, vemos um tubarão-baleia, espécie ameaçada, preso a uma rede de pesca de atum. Graças à rápida ação do time do Sea Shepherd o tubarão foi libertado a tempo.  Se eles não tivessem intervindo, podemos imaginar o que teria acontecido com este indivíduo.  Leia toda a história aqui (em inglês).

16. Resgatistas corajosos arriscam tudo para salvar centenas de animais das inundações em Louisiana

No rescaldo das inundações catastróficas ocorridas na Louisiana em agosto, a organização governamental Louisiana State Animal Rescue Team (LSART) monitorou as águas e enviou equipes de resgatistas onde havia animais em perigo.  Em colaboração, o abrigo Denham Springs Animal Shelter acolheu os animais abandonados no rastro da destruição.  Leia sobre seu trabalho heroico aqui (em inglês).

Foto: Facebook / LSART
Foto: Facebook / LSART

17. Pit Bull abandonado nas ruas cobre de beijos as pessoas que o resgataram numa missão de resgate heroica

Brutus, o pit bull abandonado, foi encontrado numa ruela pela equipe do Hope for Paws.  Infelizmente, os pit bulls carregam o fardo de anos de estigma falso e mitos de que eles são animais naturalmente cruéis, quando, na realidade, este estereótipo vem do fato de que são frequentemente abusados e indevidamente usados em ringues ilegais de rinha de cães.  Com isto em mente, a vida para os pit bulls de rua é exponencialmente mais difícil, eles lutam para encontrar comida, água limpa e abrigo para sobreviver.  Brutus estava compreensivelmente arisco quando os resgatistas do Hope for Paws apareceram, mas foi só receber alguns carinhos e um chamado tranquilo que ele veio direto!  Veja o resgate completo aqui (em inglês).

Vídeo YouTube Hope for Paws

18. Este cão fiel esperou junto dos pertences da família depois de ser abandonado por eles na calçada

Boo, o cachorro da foto abaixo, tinha uma família.  Quando a família se mudou, deixou seus pertences não desejados na calçada, o que nos mostra exatamente como eles viam o pobre Boo – como uma coisa, não um ser vivo.  Por sorte, Boo foi encontrado por pessoas que se importaram e acabou indo para o abrigo  Detroit Youth and Dog Rescue.  Leia a história inteira aqui.

os_vintes_resgates_mais_heroicos_2016_13

19. Eles pensaram que tinham salvado um filhote coberto de lama – mas tiveram uma surpresa no veterinário

Os operários de uma construção em Canary Wharf, em Londres, devem ter ficado chocados quando descobriram este pequenino da foto abaixo preso em um buraco.  Coberto de sujeira e plástico, o bebê raposa sem nome estava tão imundo que seus resgatistas pensaram inicialmente que ele era um filhote de cachorro, e assim que o tiraram do buraco, o levaram para o South Essex Wildlife Hospital para ser tratado.  Confira a impressionante transformação aqui.

os_vintes_resgates_mais_heroicos_2016_14

20. Resgatistas fabulosos salvam cinquenta cachorros de uma fazenda de carne na Coreia do Sul

Numa vitória incrível, voluntários da organização Humane Society International conseguiram resgatar recentemente cinquenta cães de uma fazenda de carne na Coreia do Sul!  Estes pobres filhotes passaram toda sua vida em gaiolas de arame imundas e apertadas, apavorados e traumatizados.  Felizmente, estes animais foram salvos do destino angustiante de serem abatidos como parte do lucro no mercado de carne canina.  Agora, estes cachorros irão ter o tratamento e os cuidados veterinários que precisam.  Eventualmente, serão adotados por lares permanentes.  Leia mais aqui (em inglês).

os_vintes_resgates_mais_heroicos_2016_15

Podemos apenas esperar para ver o que 2017 reserva aos animais, mas esperamos que estas histórias tenham ajudado a te inspirar!

Tradução de Sônia Zainko

Fonte: One Green Planet 

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.