Osasco (SP) transfere cães e gatos idosos para uma fazenda

Em entrevista ao Diário da Região, o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fábio Grossi, disse que a prefeitura agora oferece atendimento mais adequado aos animais antigos do canil municipal e resgate de animais de grande porte.
A prefeitura terceirizou a administração do canil municipal. A Clínica Ricardo, que venceu a licitação pública, assumiu o serviço. Um dos acordos feitos foi a transferência de cães e gatos que estão há mais de dez anos no canil para um local mais adequado. Por serem idosos a adoção é muito difícil.
“Como o canil aqui estava superlotado, pedimos para que fizessem uma triagem. Tínhamos em torno de 60 cães e gatos que estavam no canil há mais de 15 anos, muito difícil de serem adotados. Então, resgatamos esses bichinhos e colocamos nesse alojamento externo, que fica a 60 km de Osasco”, explicou.
“Lá eles ficam soltos. É uma espécie de fazenda, um alojamento enorme. Estão livres, você vê o cachorro pescar com a boca no lago”, completou.
Grossi também explicou que fez questão de colocar, no termo de referência da terceirização do canil, que a clínica selecionada tivesse um veterinário para animais de grande porte como cavalos e éguas, por exemplo.
“Os nossos veterinários não tem especialidade em animal de grande porte. Nós tivemos já 12 remoções de cavalos com maus-tratos e a clínica contratada trouxe um caminhão específico. Antes, a gente tinha auxílio dos Bombeiros e da Defesa Civil e o resgate era com içamento de um caminhão munck com cesto de nylon. Hoje não, hoje existe um caminho específico que essa clínica cedeu”, completou.
Por Graciela Zabotto
Fonte: Diário da Região