Osasco (SP) vai fazer 13 mil castrações de cães e gatos

Osasco (SP) vai fazer 13 mil castrações de cães e gatos

A Prefeitura de Osasco vai ampliar as castrações gratuitas de cães e gatos. O anúncio foi feito pelo prefeito Rogério Lins durante inauguração, no sábado, do Hospital Público Veterinário de Osasco, no Pet Parque, no Jardim Wilson. Já em nota, a administração deu detalhes do projeto. Serão 13 mil cirurgias, em dois mutirões. Um deles com atendimento no próprio hospital e em clínicas parcerias. Já o segundo será no Castramóvel, uma clínica itinerante adaptada, que vai aos bairros. Os projetos estão em fase final. “Daí serão definidos critérios dos cadastros dos interessados”, completou a prefeitura, em nota.

Durante o evento, o prefeito também destacou que Osasco é a 4ª cidade do País a contar com um Hospital Veterinário Público. Já em até 60 dias começa a funcionar a segunda unidade, no Centro de Controle de Zoonoses, na Zona Norte, onde vão acontecer atendimentos de alta complexidade, como cirurgias. “Quando pensamos nesse projeto, a ideia era de uma clínica veterinária, para consultas. Mas depois, conversando com a empresa, eles me falaram: e se vocês fizerem um exame e aparecer um pequeno tumor? O que vocês vão fazer? Vão falar para o dono: nosso atendimento para por aqui? Não poderíamos fazer isso. Então, fizemos todo um esforço do orçamento para atendimento completo, com o hospital”, completou, referindo-se à Anclivepa (Associação de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais), entidade que administra o hospital.

A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, com atendimento por ordem de chegada. Ela recebeu o nome de “Manchinha”, em homenagem ao cão de rua que morreu após agressão no estacionamento do Carrefour Osasco, em novembro do ano passado.

Por Erica Celestini

Fonte: Webdiario

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.