Ovos nas receitas: você sabe como substituí-los?

Ovos nas receitas: você sabe como substituí-los?

1- Troque cada ovo por 1/4 de xícara (30 g) de purê de banana para dar umidade. 

A banana é um dos substitutos do ovo mais conhecidos para receitas doces, como bolos e pães. Use meia banana para obter 1/4 de xícara (30 g) de purê.

  • A fruta vai transformar o sabor dos produtos assados, portanto, veja se você gosta de bolos e pães com sabor de banana antes de adicioná-la à receita. Caso contrário, procure por algo com um gosto mais suave.

2- Use purê de maça para dar umidade, densidade e doçura. 

Esse purê combina muito bem com receitas como brownies e bolo de chocolate, pois o chocolate disfarça o sabor do purê. Use 1/3 de xícara (45 g) de purê para cada ovo.

  • O purê de maçã e outros purês de frutas farão que a receita fique mais densa e pesada. Portanto, se quiser algo mais leve, use 1/4 de xícara (30 g) de purê com 1 colher de chá de fermento em pó para que o resultado fique mais fofo e aerado.

3- Experimente usar 1/3 de xícara (45 g) de abóbora para substituir um ovo em muffins e pães. 

A abóbora também pode deixar os produtos assados com um sabor diferente, por isso, é melhor usá-la em uma receita que combine com esse ingrediente. Pães, muffins e bolos de especiarias serão beneficiados pela umidade, pelas propriedades de ligação e pelo sabor da abóbora.

  • Faça com que a abóbora vire um purê para que ela fique lisa e não forme caroços nos alimentos assados.

4- Use bicarbonato de sódio e vinagre para ajudar a fazer com que a receita cresça. 

Troque cada ovo por 1 colher de sopa de vinagre mais 1 colher de chá de bicarbonato de sódio, juntos. O bicarbonato dará aos assados uma cor marrom-dourada.

  • O bicarbonato vai reagir com os ácidos da receita, como vinagre, leitelho ou creme tártaro e liberar dióxido de carbono, fazendo com que a receita cresça.

5– Experimente usar fermento em pó e óleo vegetal para ajudar a fazer com que o alimento cresça. 

Substitua cada ovo por 2 colheres de sopa de água mais 1 colher de sopa de óleo vegetal e 1 colher de chá de fermento em pó. Bata bem os ingredientes para misturar. O uso do fermento em pó vai resultar em um produto mais leve e fofinho.

6- Troque as claras de ovo por ágar-ágar em pó. 

Misture 1 colher de sopa de ágar-ágar em pó com a mesma quantidade de água. Bata a mistura e deixe esfriar na geladeira. Bata mais uma vez, e ela estará pronta para o uso. Essa porção equivale a uma clara de ovo, portanto, aumente-a conforme a necessidade da receita.

  • Esse pó também é conhecido como ágar ou agarose, ou ainda como kanten em lojas de produtos orientais.
  • O ágar-ágar é vegano e também pode ser usado para substituir a gelatina.

7- Substitua três ovos em misturas para bolo por uma lata de refrigerante. 

Essa não é bem a forma mais saudável para o ovo, mais deixará o bolo mais aerado e pode dar um sabor interessante. Cada lata de refrigerante (350 ml) equivale a adicionar três ovos à receita. Quando usar o refrigerante, não use óleo na receita para evitar deixá-la muito líquida.

  • Você pode escolher o tipo de refrigerante com base no sabor e em como ele combina com o bolo. Por exemplo, você pode fazer uma mistura para bolo de baunilha com refrigerante de laranja. Uma mistura de bolo de baunilha e refrigerante de cola resulta em um bolo sabor “vaca preta”.

8- Use sementes de chia e linhaça finamente moídas para dar um sabor de nozes. 

Moa as sementes o máximo que puder em um moedor para café ou temperos. Misture 1 colher de sopa de semente de linhaça moída ou 1 colher de sopa de semente de chia moída a 3 colheres de sopa de água para substituir um ovo. Deixe a mistura descansar por 30 minutos até engrossar e ficar com a consistência de uma gelatina.

  • As sementes de linhaça possui um leve sabor de nozes, portanto, use-as em receitas que combinem com esse sabor.
  • As sementes de chia escurecem os produtos assados.
  • Se os ovos forem usados para dar liga e fermentar, adicione mais 1/4 de colher de chá de fermento em pó.

9- Use gelatina para dar liga em receitas doces, como biscoitos e muffins. 

Ela não vai mudar o sabor desse tipo de receita. 1 colher de sopa de gelatina mais 3 colheres de sopa de água morna substituem um ovo. Lembre-se de que esse ingrediente não é vegano.

Método 2 de 2:
Substituindo os ovos em pratos principais

1- Use um substituto do ovo em receitas que peçam vários ovos.

Esses produtos são raros, muitas das vezes importados. Tome cuidado, pois alguns ainda podem conter ovos. Empregue-os em pratos como ovos mexidos.

  • Siga as instruções da embalagem para cada produto. Normalmente, você mistura o substituto com água e o adiciona à receita.

2- Use queijo de soja (tofu) para substituir os ovos quando eles compuserem a maior parte da receita. 

O tofu é um bom substituto para o ovo em ovos mexidos, quiches e cremes doces. Faça um purê de tofu para que ele não deixe caroços ou grumos no prato. Use 1/4 de xícara de tofu para cada ovo.

  • Use tofu macio, pois o firme não vai se misturar muito bem.
  • O tofu deve ser de sabor natural e não pode estar cozido nem temperado.
  • Esse ingrediente não incha como os ovos, mas sua textura é parecida com a deles.

3- Use purê de batata para dar liga. 

Os purês de batata com amido combinam muito bem com pratos salgados, como hambúrgueres ou pães. Adicione 1/4 de xícara (30 g) de purê de batatas para cada ovo.

4- Use o tofu macio como emulsificante em condimentos veganos. 

O tofu possui lecitina, que age como emulsificante, engrossando e estabilizando receitas veganas de maionese e molhos. Use um tofu macio e sem sabor, não o tofu firme, temperado ou cozido.

  • 1/4 de xícara de purê de tofu substitui 1 ovo
Imagens: Wiki How

5- Utilize açafrão para colorir os pratos sem ovos. 

Se você estiver preparando ovos mexidos veganos e ainda preferir aquela cor dourada, o açafrão pode dar esse resultado. Ele também acrescenta um sabor apimentado ao prato.

  • Use apenas uma pitada de açafrão na receita para deixar o tofu ou outro substituto do ovo amarelo.

Dicas

  • O melhor a fazer é experimentar tipos diferentes de substitutos do ovo nas suas receitas favoritas até encontrar aquele que for mais adequado para cada receita. Não existem regras.
  • Não use gelatina para substituir os ovos se você for vegano.

Fonte: Wiki How via Minuto Livre

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.