Paca com queimadura nas patas, cabeça e barriga morre após ser resgatada de incêndio em Nerópolis, GO

Paca com queimadura nas patas, cabeça e barriga morre após ser resgatada de incêndio em Nerópolis, GO
Paca com queimadura nas patas, cabeça e barriga morre após ser resgatada de incêndio em Nerópolis, Goiás — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Uma paca com queimaduras nas patas, na cabeça e na barriga morreu após ser resgatada de um incêndio em Nerópolis, na Região Metropolitana da capital. Durante o combate às chamas, uma equipe do Corpo de Bombeiros encontrou o animal ferido e respirando com dificuldade. Apesar da tentativa de socorrê-la, ela não resistiu aos ferimentos.

O caso aconteceu por volta de 14h de terça-feira (7), em uma propriedade privada. Após encontrarem o animal respirando com dificuldade e com lesões provocadas pelo fogo, eles começaram a captura dele para levá-lo ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). Apesar disso, antes que a equipe iniciasse o transporte, a paca morreu.

O Corpo de Bombeiros ressalta que, além de destruir a vegetação nativa, os incêndios florestais matam muitos animais, já que, mesmo após o fim das chamas, os bichos ainda ficam sem onde morar e onde se alimentar. Além disso, a corporação lembra que provocar incêndio em mata ou floresta é crime ambiental, com pena de dois a quatro anos de reclusão.

Antes que a corporação conseguisse levá-la ao Cetas, a paca morreu — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros
Antes que a corporação conseguisse levá-la ao Cetas, a paca morreu — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Segundo maior roedor da América Latina

O biólogo Edson Abrão avalia que a paca que morreu no incêndio era adulta. Segundo ele, o animal é o segundo maior roedor da América Latina, ficando atrás apenas da capivara. O biólogo conta que essa espécie chega a até 10 quilos e tem de 60 a 70 centímetros de comprimento.

“É uma pena ver um animalzinho desse morrer queimado e saber que isso é culpa do homem. É o segundo maior roedor da América Latina. Ela não é um animal em extinção e ela habita bastante o nosso cerrado”, disse.

De acordo com Edson, a paca é um animal que prefere caçar à noite, pois gosta de ficar na sombra. Além disso, o animal precisa de umidade para sobreviver. “Ela gosta de sair para se alimentar à noite, porque de dia é muito quente. Ela fica escondida em mateiros, onde tem matas maiores, que possuem sombra e perto de riachos, porque ela precisa de muita umidade para poder sobreviver”, disse. 

Por Danielle Oliveira

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.