Pacas, porco-do-mato, cutia e veado mantidos em cativeiro ilegal são resgatados no AP

Pacas, porco-do-mato, cutia e veado mantidos em cativeiro ilegal são resgatados no AP

A Polícia Civil aprendeu seis animais silvestres que eram mantidos em cativeiro numa chácara localizada na Linha F, que dá acesso a Rodovia AP-440, na Zona Oeste de Macapá. Entre os animais recolhidos do local, na tarde desta quinta-feira (25), foram encontrados três pacas, um porco-do-mato, uma cutia e um veado.

A apreensão foi realizada pela Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema). A ação do agentes foi em decorrência de denúncias anônimas. Na área foi constatado que os animais não estavam sendo mantidos em local ou em condições apropriadas.

Polícia apreende três pacas, um porco-do-mato, uma cutia e um veado mantidos em cativeiro — Foto: Dema/Divulgação

O proprietário da chácara não foi encontrado e durante a ação policial apenas o caseiro estava presente na propriedade. No momento da abordagem, o trabalhador não apresentou qualquer licença ou autorização para a guarda dos animais, que foram recolhidos pelos agentes da Dema.

As espécies apreendidas foram encaminhadas para a Reserva Particular do Patrimônio Natural (Revecom), para que sejam feitos todos os procedimentos necessários. Após exames para certificar o bem estar das espécies apreendidas, elas devem ser soltas de volta na natureza.

A polícia reforça ainda que comercializar ou manter animais silvestres em cativeiro, sem licença ou autorização, caracteriza em violação da Justiça. As pessoas encontradas em posse das espécies devem responder por crime ambiental.

Cutia apreendida pela polícia era mantida em local e condições inapropriadas — Foto: Dema/Divulgação

Animais foram levados e poderão ser devolvidos à natureza — Foto: Dema/Divulgação

Por Ugo Feio

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.