PAIS castrará 550 animais em Campo Mourão (PR) nos dias 5, 6 e 7 de julho

PAIS castrará 550 animais em Campo Mourão (PR) nos dias 5, 6 e 7 de julho

A PAIS (Protetores de Animais Independentes), entidade protetora de animais mourãoense, em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo e com o Município de Campo Mourão realiza nos dias 5, 6 e 7 de julho a castração gratuita de 550 animais (cães e gatos).

A campanha visa atender a população mais carente e tem como objetivo principal reduzir a população de cães e gatos e prevenção de zoonoses.

Cadastro e Inscrição

Os interessados na castração deverão primeiramente cadastrar os animais no Pet Amigo (cadastro Estadual de Animais de Companhia), disponível no Paraná Inteligência Artificial (PIA), no link e a inscrição será realizada presencialmente na SEAMA, conforme abaixo.

PAIS auxilia nas inscrições

Para atender e orientar população sem acesso à internet, uma equipe de voluntários da PAIS estará na sede da Secretaria do Meio Ambiente a partir da quarta-feira, dia 17, das 14 às 17 horas, para auxiliar na inscrição dos animais a serem castrados.

Elvira Schen, uma das voluntárias da PAIS, orienta que no dia da inscrição não é preciso levar o animal.

Critérios

  • Até 3 animais por endereço
  • famílias com renda máxima de 3 salários mínimos

Documentos necessários

  • RG e CPF
  • Comprovante de endereço atualizado
  • Comprovante de renda, cadastro único ou bolsa família

A SEAMA está localizada na Rua Arquiteto Hamilton Tavella Borges, 159, ao lado do Detran. 

No Paraná, 15 mil animais domésticos serão castrados

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo começou no mês de abril a castração de 15 mil animais domésticos, em 45 municípios paranaenses. A ação visa o controle populacional de cães e gatos e prevenção de zoonoses.

“É uma grande iniciativa do Governo do Estado para melhorar a saúde dos animais e das pessoas que convivem com eles”, disse o secretário Márcio Nunes. “É importante frisar que os serviços veterinários se encaixam como atividades essenciais”, afirmou.

Os convênios com os municípios foram firmados no final do ano passado. As prefeituras irão fazer o cadastramento com base em critérios pré-estabelecidos pelo município.

“Todos os animais deverão ser cadastrados no Pet Amigo – Cadastro Estadual de Animais de Companhia, e os tutores receberão as orientações de pré e pós-operatório para que as cirurgias aconteçam de forma segura”, explica a diretora de Políticas Ambientais da Secretaria, Fabiana Campos.

Todos os animais receberão um microchip, cujo número também constará no Pet Amigo.

MUNICÍPIOS – Confira os municípios que receberão as ações de castração gratuita: Araruna, Corumbataí do Sul, Engenheiro Beltrão, Janiópolis, Luiziana, Mamborê, Quarto Centenário, Terra Boa, Alto Paraíso, Alto Piquiri, Altônia, Cruzeiro do Oeste, Esperança Nova, Guaíra, Icaraíma, Iporâ, Maria Helena, Mariluz, Perobal, Pérola, Santa Isabel do Ivai, Tapejara, Alto Paraná, Apucarana, Borrazópolis, Cambira, Flórida, Jandaia do Sul, Maringá, Paranavaí, Peabiru, Sarandi, Campo Mourão, Colombo, Itaperuçu, Pinhais, Piraquara, São José dos Pinhais, Capanema, Foz do Iguaçu, Matelândia, Santo Antônio do Sudoeste, São Miguel do Iguaçu, Bituruna e Imbituva.

Fonte: Central Regional de Notícias (com AEN)

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.