PAN quer criar pontes para evitar abates em Castelo Branco, Portugal

PAN quer criar pontes para evitar abates em Castelo Branco, Portugal
Foto: Reprodução Internet

O deputado do PAN – Pessoas – Animais – Natureza vai deslocar-se a Castelo Branco esta quinta-feira, dia 15, para uma reunião com o presidente da câmara municipal. 

André Silva encontra-se durante a manhã  com Luís Correia “para perceber de que forma o partido pode ajudar um município que se debate com um problema de falta de infraestrutura própria (Centro de Recolha Oficial de Animais) e cujas políticas públicas de proteção e bem-estar animal estão a ser repensadas”.

O PAN diz ter tido conhecimento que o município “poderá interromper um histórico ciclo de 18 anos sem abates de animais no concelho”, ao ter cessado um protocolo com uma associação da cidade, a APAAE.

O partido diz querer contribuir para que o município continue a fazer parte da lista dos que implementam práticas de bem-estar e proteção ambiental.

“Esta reunião pretende ser um ponto de partida para que se encontrem pontes que permitam resolver esta problemática e evitem a regressão de um município que tem sido referência nesta matéria”, diz em comunicado.

Depois de Castelo Branco, André Silva vai deslocar-se ao Centro Intermunicipal de Recolha de Animais Errantes de Proença-a-Nova “para perceber se a capacidade desta estrutura está preparada para dar resposta aos desafios dos vários municípios protocolados”.

Este ano foi aprovada uma lei que estabelece o fim dos abates em canis municipais como política de controlo populacional.

“O objetivo é criar condições suplementares para evoluir nesta matéria, não o contrário”, argumenta o partido, que diz ter recebido centenas de queixas sobre o que se está a passar em Castelo Branco, onde uma petição sobre este assunto “reuniu cerca de 5.500 assinaturas em mais de uma semana.”

Fonte: Reconquista / mantida a grafia lusitana original

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.