PAN quer que governo suspenda touradas durante visita do Papa Francisco a Portugal

O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) entregou na terça-feira, 4 de julho, um requerimento na Assembleia da República a apelar ao governo para que não se realizem touradas durante a visita do Papa Francisco a Portugal por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, na primeira semana de agosto.
O PAN pede a aplicação de uma “medida de clemência aos 30 animais” que está previsto serem “sacrificados” em cinco corridas de touros durante os dias da visita do Papa ao país.
A porta-voz do partido, Inês Sousa Real, sublinhou na sua intervenção no Parlamento que o Papa Francisco, na sua encíclica ‘Laudato Si’, recordou e evocou não só a proteção da natureza mas também dos animais e que diz que “o poder humano tem limites e que é contrário à dignidade humana fazer sofrer inutilmente os animais e dispor indiscriminadamente das suas vidas”.
Ver essa foto no Instagram
“Durante a estadia do Papa em Portugal vão realizar-se touradas em que pelo menos 30 animais vão ser sacrificados”, apontou Inês Sousa Real, partilhando na sua conta de Instagram o vídeo dessa intervenção e que intitula de “Pela amnistia aos touros”.
Por essa razão, acrescentou, o PAN “apresentou uma iniciativa que recomenda ao governo para que também tenha clemência com estes animais que vão ser massacrados na arena” e que não permita que neste período se realizem touradas.
Para esse mesmo período estão previstas pelo menos cinco corridas de touros: na Nazaré, Beja, Abiul (Pombal), Nave de Haver (Almeida) e Colmeias (Leiria).
PAN apela a avanço civilizacional
“Portugal estaria a dar um sinal ao mundo de respeito pela dignidade dos animais, da natureza e até pelos direitos humanos, se aprovasse a suspensão da atividade tauromáquica durante a visita papal, já para não falar no avanço civilizacional que daria se, finalmente, desse passos firmes no sentido de erradicar definitivamente as touradas”, referiu ainda Inês Sousa Real em comunicado enviado às redações.
As corridas de touros no país geram muita polémica, não só junto dos portugueses mas também de estrangeiros que são contra este tipo de eventos. No mês passado, Peter Janssen e Christina De Leu, ativistas do Vegan Strike Group, realizaram duas ações de protesto, numa tourada em Santarém e num espetáculo com golfinhos no Zoomarine, em Albufeira, contra o que acusaram de ser exploração animal. Percorra a galeria para ver algumas imagens dos dois protestos.
Por Alexandra Ferreira
Fonte: Pit / mantida a grafia lusitana original