Papagaios ameaçados de extinção são resgatados em Alfredo Chaves, ES

Papagaios ameaçados de extinção são resgatados em Alfredo Chaves, ES
Papagaios da espécia Chauá, em extinção, encontrados no Espírito Santo (Foto: Divulgação/Polícia Militar Ambiental)

Dois papagaios ameaçados de extinção foram resgatados de cativeiro em uma casa em Matilde, município de Alfredo Chaves, no Sul do estado. A ação ocorreu nesta segunda-feira (17) e o responsável vai responder por crime contra a fauna brasileira. Os animais são da espécie Chauá.

A Polícia Militar Ambiental chegou ao local após denúncia. Durante a fiscalização, o dono da propriedade informou a existência dos dois papagaios no viveiro e disse que trouxe as aves de Presidente Kennedy.

Ele informou também que as aves foram retiradas do ninho ainda filhotes e desde então as mantêm em cativeiro. Porém, os policiais perceberam que os papagaios pareciam selvagens.

Questionado sobre a documentação necessária para possuir as aves em cativeiro, o cidadão informou não possuir autorização dos órgãos ambientais competentes para manter as aves.

As aves foram apreendidas e encaminhadas para a sede 2º Pelotão da 1ª Companhia do BPMA. Por ser crime manter animais silvestres em cativeiro sem a devida licença ambiental, o infrator assinou o Termo Circunstanciado e comparecerá ao Juizado Especial. A pena prevista é a detenção de seis meses a um ano, além de multa.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.