Paris proíbe passeios de pónei com crianças

Paris proíbe passeios de pónei com crianças
Passeios de pónei em Paris (foto: AFP/Getty Images)

Um pónei não é um brinquedo e não deve ser sujeito a maus-tratos e esforços diários. Esta é premissa que levou um grupo de ativistas a lançar uma campanha contra a utilização de póneis em passeios para crianças nos parques franceses. Agora conseguiram finalmente convencer os governantes locais.

Paris irá proibir os passeios de pônei para crianças nos parques públicos já a partir de 2025, após uma campanha de ativistas dos direitos dos animais que argumentam que os pôneis não são bem tratados e que não devem continuar a ser usados como um brinquedo para crianças.

Os passeios de pônei são uma característica popular em parques de Paris como Champ de Mars, Parc Monceau e Parc du Luxembourg há várias décadas, principalmente nos fins de semana e durante as férias escolares. Milhares de miúdos parisienses e turistas utilizam os póneis como forma de passeio e atração.

Mas agora vários grupos de direitos dos animais conseguiram que as várias campanhas que fazem há anos para proibir os passeios tenham finalmente eco na Câmara de Paris.

Entre os argumentos é dito que os pôneis têm que trabalhar vários dias de seguida sem nunca terem sequer o freio removido, acesso permanente a água fresca ou potável e feno, sofrendo ainda durante várias horas em apertados camiões de transporte para a cidade.

“Os pôneis não são brinquedos. As crianças não aprendem nada sobre eles com estes passeios, nenhum vínculo emocional é criado. Eles apenas transformam os pôneis em objetos de entretenimento”, disse Amandine Sansivens, ativista do Paris Animaux Zoopolis (PAZ) citado pela Reuters.

No seguimento de uma carta para o bem-estar dos póneis levada a cabo em 2021, uma recente petição da PAZ para proibir os passeios reuniu mais de 8.400 assinaturas e levou finalmente Paris a tomar medidas nomeadamente não renovando licenças aos operadores destes passeios.

Depois de introduzir uma carta para o bem-estar dos póneis em 2021, a câmara decidiu no mês passado eliminar gradualmente as licenças dos operadores de passeio.

Os responsáveis pela atividade estão contra as medidas e alguns asseguram que os seus póneis são bem tratados e até só trabalham dia sim, dia não. “Trabalho com pôneis há 35 anos, conheço suas necessidades. Eles têm tudo o que precisam”, refere Stephane Michaud, diretor da AnimaPoney.

Entre os parisienses que levam os seus filhos para passear de pónei as dúvidas existem dúvidas sobre esta proibição: “Para as crianças é um deleite. Elas adoram o contacto com os póneis”, disse Celine Papouin, com a filha sentada num pônei no Parc Monceau.

Alguns acrescentam: “se param os póneis, então se calhar tem de se proibir os cavalos de corrida e até a polícia montada”. Talvez seja o próximo passo, asseguram alguns ativistas.

Fonte: Away / mantida a grafia lusitana original

Freio na boca do cavalo serve para quê? Explicações de Alexander Nevzorov

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.