SP Sorocaba mutirao castracao H

Parque dos Espanhóis recebe mutirão de castração de cães e gatos, em Sorocaba, SP

SP Sorocaba mutirao castracao

A Prefeitura de Sorocaba, por meio das Secretarias de Meio Ambiente (Sema) e Saúde (SES), realiza no final de janeiro mais um Mutirão de Castração de Cães e Gatos. Desta vez, a ação será realizada no Parque dos Espanhóis.

Os munícipes que possuem cães ou gatos e desejam que os mesmos passem pela cirurgia de castração, devem aproveitar e fazer a inscrição entre os dias 18 e 24 de janeiro, sempre das 9h às 12h e das 14h às 18h. As inscrições poderão ser feitas, além de no próprio Parque, também na Casa do Cidadão da Av. Nogueira Padilha (Vila Hortência) que atende de segunda a sexta, das 9h às 16h30. As cirurgias acontecerão entre os dias 28 e 30 de janeiro, no Parque dos Espanhóis, localizado na Rua Dr. Campos Salles, na Vila Assis.
Para se inscrever é necessário levar RG, CPF e um comprovante de residência atualizado. Além de serem castrados gratuitamente, cães e gatos receberão um microchip.

Iniciativa das Secretarias do Meio Ambiente (Sema) e da Saúde (SES), o Mutirão de Castração tem por objetivo reduzir a população de animais abandonados e prevenir zoonoses, promovendo a melhoria da qualidade de vida dos animais domésticos. Além de ser o método mais garantido para o controle populacional de animais domésticos, também reduz a probabilidade de doenças como tumores de mama e de próstata, além de doenças infectocontagiosas.

Já a identificação por microchip permite a responsabilização e a possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados, contribuindo para o bem-estar do próprio animal e da população. Outro benefício da castração é a diminuição do risco de transmissão de zoonoses e agravos de saúde.

A instalação do microchip também possibilitará a formação de um banco de dados para, futuramente, nortear as políticas públicas ligadas ao bem-estar animal em Sorocaba. Entre abril e dezembro (primeiros oito meses do mutirão), a Prefeitura de Sorocaba já castrou 5.109 animais domésticos. A previsão é atender aproximadamente 6.500 cães e gatos até o encerramento do contrato.

A equipe técnica é formada por catorze pessoas, sendo cinco médicos veterinários e nove profissionais, entre auxiliares e administrativos, que atuam em uma unidade móvel com a estrutura necessária para os procedimentos. Mais informações pelo telefone 156 ou na Casa do Cidadão da Vila Hortência, localizada na Av. Coronel Nogueira Padilha, 1.460.

Fonte: Cruzeiro do Sul

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.