Passo Fundo (RS) registra mais de 20 ocorrências de maus-tratos aos animais por dia e autoridades alertam sobre a importância da denúncia

Passo Fundo (RS) registra mais de 20 ocorrências de maus-tratos aos animais por dia e autoridades alertam sobre a importância da denúncia
Foto: 3º Batalhão Ambiental da BM

No último domingo (23), um crime de maus-tratos aos animais chochou a cidade de Passo Fundo. Diversas pessoas compartilharam em suas redes sociais a indignação ao ver um cachorro que foi morto degolado na Roselândia.

Fato este que gerou grande repercussão e que, infelizmente, vem se tornando comum em nossa cidade. Conforme dados da Secretaria do Meio Ambiente, cerca de 20 ocorrências de maus-tratos aos animais são registradas por dia em Passo Fundo e, devido a isso, os trabalhos de fiscalização se intensificaram.

O secretário do Meio Ambiente, Rafael Colussi, conta as ações que estão sendo desenvolvidas. “Estamos reforçando a fiscalização através de motoristas com uma viatura nova, mas realmente a demanda é maior. Precisamos do auxílio de todos para que as denúncias sejam realizadas nos pontos específicos”, salienta Colussi.

Atualmente, a cidade possui delegacias com cartório do direito dos animais que realizam as investigações de crimes contra os animais. “Esse foi um projeto criado ainda na Câmara de Vereadores e que gerou bons resultados. Além disso, temos diversos trabalhos de proteção. Somente em 2022, realizamos duas mil visitas a residências onde haviam denúncias de animais que estavam em situações precárias”, disse o secretário.

A população pode realizar as denúncias através do Batalhão Ambiental da Brigada Militar pelo número 190.

Fonte: Rádio Planalto

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.