Pato é encontrado com adesivo no bico no Japão

Pato é encontrado com adesivo no bico no Japão
Pato enfraquecido é encontrado nesse estado, em uma varanda (polícia, via Kyoto Shimbun)

Por volta das 9h40 de domingo (14) o 110 recebeu um comunicado de um residente de Hikone (Shiga) de que encontrou um pato na varanda de seu apartamento, no terceiro andar.

Os policiais foram até o local e encontraram a ave da espécie Anas zonorhyncha, com cerca de 40cm, estava com o bico envolto em adesivo, com duas voltas. Ela estava parada e, ao ser examinada, foi encontrado um laço prendendo uma das asas internamente.

Os policiais trataram de remover o adesivo e o laço. Depois procuraram alimentá-lo por estar enfraquecido mas recusou. Antes de soltá-lo no Lago Biwa (Biwako) deram água e esperaram melhorar. Por volta das 13h15, colocado no lago, saiu nadando.

A polícia investiga o caso como infração à lei de proteção das aves e animais, pois a caça desse pato está proibida nesta época. Suspeita que alguém tenha pego o pato, tentado imobilizar, mas tenha escapado pois apesar da amarra interna conseguia esticar as asas.

A temporada permitida em Shiga é entre 15 de novembro a 15 de fevereiro.

Policiais retiram a cordinha (polícia, via Kyoto Shimbun)
Policiais retiram a cordinha (polícia, via Kyoto Shimbun)

Fontes: Kyoto Shimbun e Mainichi Shimbun via Portal Mie

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.