PATRAM encontra cavalos feridos, desnutridos e com verminose em Lagoa Vermelha, RS

Na manhã deste sábado, de 5 de agosto, uma equipe do 4° Grupo de Polícia Militar Ambiental de Lagoa Vermelha, em atendimento a denúncias de maus-tratos à equinos, em ação conjunta com o representante da ONG-APIA e uma médica veterinária, deslocou até o bairro Medianeira, no município de Lagoa Vermelha.
No local, em terrenos urbanos, foi constatada a existência de um equino, de pelagem “Baia”, com um grande ferimento (miiase) na região do prepúcio, elevado grau de magreza, nutaliose e verminose. O animal estava amarrado com uma corda diretamente no pescoço, que em consequência apresentava ferimento com inflamação e infecção. O animal foi avaliado pela veterinária e atestado maus-tratos em graus severos.
Em outro terreno próximo, foi contatada a presença de outros equinos, os quais em situação precária, ambos apresentando estado de magreza, carrapatos, nutaliose, verminose, com uma corda amarrada diretamente no pescoço causando sinais de garroteamento, conforme laudo veterinário atestando maus-tratos.
Os animais encontravam-se confinados em perímetro urbano em desacordo com a legislação municipal vigente e sem receber os devidos cuidados básicos.
O equino que apresentava lesão mais grave foi apreendido e nomeado um fiel depositário, o qual ficou responsável pelo mesmo, bem como recebendo acompanhamento da médica veterinária e medicação adequada até ser decidido em audiência o destino do mesmo.
Aos responsáveis foi confeccionado termo circunstanciado por maus-tratos e notificados a providenciar recurso médico veterinário aos demais, bem como a retirar os equinos do perímetro urbano e ainda apresentar laudo de atendimento veterinário dos demais.

Fonte: Tua Rádio Cacique