Pedidos de castração de animais passam a ser feitos em unidades de saúde de Piracicaba, SP

Pedidos de castração de animais passam a ser feitos em unidades de saúde de Piracicaba, SP
Pedido de castração de animais passa a ser feito nas unidades de saúde de Piracicaba. — Foto: Edijan Del Santo/EPTV

Os pedidos de castração de animais devem ser feitos nas unidades de saúde de Piracicaba (SP) a partir desta segunda-feira (15). Segundo a prefeitura, a medida foi tomada para facilitar o pedido do procedimento para donos de cães e gatos, que agora passam a contar com 73 pontos de agendamento distribuídos por toda a cidade.

As castrações feitas pelo Canil Municipal, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), podem ser solicitadas nos Centros de Referência à Atenção Básica (CRAB), Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS), além da Central de Relacionamento com o Usuário SUS (Centrus).

De acordo com o CCZ, o pedido vai funcionar como no agendamento de consultas médicas: o dono vai pessoalmente na unidade de referência, e ao solicitar a castração, a demanda é lançada no sistema pela atendente com dia e hora da cirurgia já confirmados.

Ao conseguir o agendamento, o responsável pelo animal recebe o protocolo com as orientações sobre o procedimento pré e pós-operatório.

Segundo a diretoria do CCZ, a mudança foi feita para melhorar o atendimento especialmente para os moradores dos bairros, que estavam tendo dificuldades em agendar pelo Serviço de Informação à População – SIP (156), como funcionava antes.

A Secretaria de Saúde informou ainda que o novo modelo vai descentralizar o serviço, o que ajuda a atender melhor a população, inclusive de moradores que vivem em bairros mais distantes.

Como vai funcionar

Os donos de animais interessados em pedir o procedimento precisam estar cadastrados na unidade de saúde que atende o bairro onde a pessoa reside e ir pessoalmente fazer o pedido.

Moradores podem fazer pedido em todas as unidades de saúde de Piracicaba — Foto: Edijan Del Santo/EPTV

Caso ele ainda não esteja cadastrado na unidade, essa matrícula pode ser feita no momento do agendamento da castração, com apresentação de CPF, RG e comprovante de endereço recente, com no máximo de três meses.

O cadastro pode ser feito nas 73 unidades de saúde da cidade: o Centrus, nos oito CRABs, 52 USFs e 12 UBSs.

Já as Organização Não Governamentais (ONGs) e protetores independentes de animais poderão agendar diretamente no Canil do CCZ, quando atendem a casos especiais como:

  • Animais de acumuladores, após equipe do canil avaliar as condições clínicas e sanitárias dos animais;
  • Animais retirados da rua em estado de abandono e/ou de comunidades carentes, desde que levados para castrar por representante da ONG e/ou protetor envolvido na ação (o representante da ONG e/ou protetor deverá constar da relação do canil/gatil do CCZ).

Segundo o CCZ, o objetivo é evitar, dessa forma, o repasse indiscriminado das vagas disponíveis.

Regras para agendamentos

Animais que podem ser castrados:

  • Animais vacinados
  • Saudáveis
  • Acima de seis meses
  • Sem pulgas ou carrapatos

O agendamento não será feito nos seguintes casos:

  • Animais acima de 8 anos
  • Raças e mestiços de focinho curto
  • Fêmeas prenhes e ou que ainda estejam amamentando
  • Doentes ou em tratamento
  • Com pulgas e carrapatos
  • Animais que não estejam vacinados

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.