Peixe-boi é encontrado na praia de Rio Doce em Olinda, PE

Peixe-boi é encontrado na praia de Rio Doce em Olinda, PE

Mamífero recebe o nome de Clara e o carinho das pessoas.

PE Olinda peixe boi

Um peixe-boi foi encontrado nesta segunda-feira (24) na praia de Rio Doce, em Olinda, Grande Recife. Segundo moradores da região, o animal está rondando a área há três dias. O manifero foi identificado como Clara, um dos dois animais que foram reintroduzidos, em julho deste ano, no município de Porto de Pedras, em Alagoas.

Uma equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foi ao local para conversar com os moradores e orientá-los a não interagir com o bicho. A peixe-mulher permanecerá na área para aprender a sobreviver sozinha na natureza.

Para o biólogo Gustavo Monte, a explicação para a aparição do animal se justifica pela intimidade que o mamífero tem com a área (entre o Porto do Recife e a ponte do Janga, em Paulista). “Trabalhei na reintrodução da Clara em Alagoas. Após a soltura, os peixes-bois escolhem um local para ficar. Ela deve ter encontrado comida aqui. Porém, a interação com seres humanos pode atrapalhar este processo de reintrodução”, afirma.

Por ser dócil, Clara tem conquistado os moradores da região, que fazem questão de acariciá-la e alimentá-la. Essa prática, no entanto, não é recomendada pelo CMA. É prejudicial oferecer comidas e se aproximar de qualquer peixe-boi, espécie criticamente ameaçada de extinção no Brasil. Estima-se que existem entre 500 e mil animais atualmente.

PE Olinda peixe boi2

PE Olinda peixe boi3

PE Olinda peixe boi4

PE Olinda peixe boi5

PE Olinda peixe boi6

PE Olinda peixe boi7

PE Olinda peixe boi8

PE Olinda peixe boi9

PE Olinda peixe boi10

PE Olinda peixe boi11

PE Olinda peixe boi12

Fonte: Jornal do Commercio

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.