PI juazeirodepiaui Saudeanimal 105990041 770x433 acf cropped H

Peixes mortos surgem em rio no Piauí e a suspeita é de envenenamento

Moradores denunciam que derramamento de oléo é o causador do problema. Prefeitura de Juazeiro suspeita do uso de veneno pelos pescadores.

A Secretaria de Estadual do Meio Ambiente (Semar) investiga o aparecimento de peixeis mortos às margens do rio Poti, na cidade de Juazeiro do Piauí, Norte do estado. O caso vem ocorrendo desde a semana passada e chamou atenção dos moradores, que denunciam que o derramamento de oléo provocou a morte dos animais.

O coordenador de comunicação de Juazeiro do Piauí, Ezequiel Lima, contou ter sido procurado pela população e como este é o segundo ano em que peixes aparecem mortos no rio, ele acionou a Semar. Uma equipe da Secretaria esteve no local e constatou a princípio que o óleo não pode ser o causador do problema, devido a pouca quantidade.

“Com este resultado surgiu uma segunda hipótese de que o veneno jogado pelos pescadores durante pesca predatória tenha provocado a morte dos peixes. Reconhemos coleta do rio e encaminhados para o laboratório”, revelou Ezequiel Lima.

Para o superintendente de recursos hídricos da Semar, Romildo Mafra, mesmo comprovado que o derramento de óleo, esgoto ou outros minerais tenham causado a morte dos peixes, o caso continuará a ser investigado pelo órgão.

“É estranho que este problema aconteça exatamente no período da chuva, quando o rio começa a encher. Vamos confirmar se o uso deste veneno pelos pescadores causou estas mortes, porque isto é uma ação criminosa. Os responsáveis serão punidos e o caso encaminhado ao Ministério Público”, declarou Romildo Mafra.

Fonte: G1

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.