Pelo menos 5 das 10 cidades do Alto Tietê (SP) oferecem atendimento veterinário gratuito

No Alto Tietê pelo menos cinco dos 10 municípios oferecem atendimento veterinário gratuito. Em Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Mogi das Cruzes, Salesópolis e Suzano os tutores podem contar com serviços, como castração de cães e gatos, atendimento veterinário e exames.
Guararema e Itaquaquecetuba informaram que no momento não contam com o serviço. Já Biritiba-Mirim, Poá e Santa Isabel não responderam.
Confira como é o serviço veterinário em cada cidade da região
Arujá
A Prefeitura de Arujá informou que desde 2021, o município tem serviço veterinário gratuito. Eles devem ser agendados por telefone, e-mail ou site da Prefeitura. Após agendamento, o tutor comparece ao prédio do Canil Municipal, onde passa por triagem e, então, é encaminhado para o atendimento que necessita, podendo ou não ter retorno e acompanhamento médico veterinário.
De acordo com administração municipal, os serviços oferecidos gratuitamente são atendimento médico veterinário, castração de cães e gatos e exames para diagnóstico laboratorial de zoonoses.
Em 2022, segundo a Prefeitura, foram submetidos aos procedimentos cirúrgicos de castração 2.366 pacientes.
Outros 1.430 pacientes passaram por consulta médica veterinária. E 48 amostras foram encaminhadas para exames.
Ferraz de Vasconcelos
A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos informou que em novembro de 2022, a Clínica Veterinária Municipal foi inaugurada. O atendimento é gratuito e dispõe de diversos procedimentos e exames, além das cirurgias gerais e ortopédicas, anestesiologia e procedimentos básicos, como radiografias, curativos, ultrassonografias, sondagem, oxigênio, etc.
Segundo a Prefeitura em 2022, foram realizados mais de 2,1 mil procedimentos diversos.
A Prefeitura destaca que a clínica é destinada aos moradores da cidade em situação de vulnerabilidade social e que são atendidos por programas sociais.
O equipamento oferece atendimento emergencial, cirurgias de baixa complexidade, cirurgias de esterilização, consulta geral (Clínica Médica e Clínica Cirúrgica), exames laboratoriais (Hemograma, Ureia, Creatinina, Fosfatase Alcalina, ALT, Proteínas totais e Frações) e tratamento ambulatorial.
A Prefeitura ressalta que a aplicação de vacinas não é realizada na clínica, pois o atendimento é destinado a pacientes doentes, priorizando o pronto-atendimento e aos animais de população em situação de vulnerabilidade.
A Clínica Veterinária Municipal fica na Rua das Américas, 35, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Guararema
A Prefeitura de Guararema informou que não possui serviço veterinário gratuito. “Atendimentos do tipo devem ser direcionados à rede particular.” Segundo a Prefeitura, o município possui outros importantes serviços neste sentido, como o Programa de Castração e Identificação de animais de pequeno porte (cães e gatos).
Itaquaquecetuba
A Prefeitura de Itaquaquecetuba informou que no momento não conta com clínica veterinária municipal com atendimento gratuito. O município possui o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que é responsável por controlar doenças que podem ser transmitidas de animais aos seres humanos.
Mogi das Cruzes
A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que foi pioneira na implantação do Centro de Bem Estar Animal na região em 2016. A unidade oferece atendimento clínico e cirúrgico para cães e gatos, sendo voltado para animais de proprietários residentes em Mogi das Cruzes, com preferência para a população carente e/ou incluída em programas sociais, e animais resgatados pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses comprovadamente sem proprietário (errantes, abandonados ou vítimas de maus-tratos).
A Prefeitura orienta que para ter acesso ao serviço o tutor deve comparecer com documentos pessoais (RG e CPF) e comprovante de endereço, além do comprovante de inclusão em algum programa social. O atendimento é exclusivo para moradores de Mogi das Cruzes.
A Prefeitura informou que no local são oferecidas consultas, cirurgias, exames, curativos e procedimentos veterinários.
Em 2022, o equipamento realizou uma média de 3 mil a 3,5 mil atendimentos / mês.
O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sendo o período da manhã dedicado às consultas e retornos e o período da tarde para as cirurgias. A retirada de senhas para os atendimentos acontecem das 8h às 10h, e a prioridade é para os casos de maior urgência e emergência, não sendo realizadas consultas de rotina ou check-ups. O endereço Centro de Bem-Estar Animal é Estrada de Santa Catarina, 2.570, em César de Sousa.
Salesópolis
A Prefeitura de Salesópolis informou que a cidade tem serviço veterinário gratuito. A administração detalha que o serviço oferece consultas não só para pets, mas também para animais de grande porte. E destaca que somente a consulta é oferecida e não estão inclusos medicamentos que devem ser adquiridos pelos tutores. Outra ação são os mutirões de castração realizados durante o ano.
Para ter acesso ao serviço, o morador deve entrar em contato com o setor de zoonoses e registrar sua solicitação. O veterinário atende conforme a demanda. Em 2022, foram atendidos 67 animais de pequeno porte (pets) e 28 animais de grande porte (bovinos, equinos…).
Suzano
A Prefeitura de Suzano informou que a cidade tem serviço veterinário gratuito desde 2020. E em 2023, o primeiro lote de atendimento foi entre janeiro e fevereiro com acolhimento de cerca de 150 casos. “Como a procura foi alta neste ano, a pasta já deu início ao processo de abertura do segundo lote de atendimentos, com expectativa de que tenha início em até 60 dias.” Por ano, a média de atendimento tem sido de 310 casos.
A Prefeitura explica que a clínica que presta o serviço na cidade é escolhida por licitação. A do primeiro lote foi a Clínica Veterinária Popular Vira-Lata. Agora, com o início do novo lote, haverá a escolha de uma nova empresa. Para ter acesso à consulta, o tutor do pet deve estar cadastrado no programa federal “Auxílio Brasil”, além de estar munido de comprovante de endereço no município de Suzano e documento com foto, sendo entrevistado brevemente ao chegar na clínica vencedora do certame.
Passada a triagem, o veterinário responsável analisará o caso e, diante da situação, tomará as providências adequadas para trabalhar em prol da saúde do animal, seja por meio de recomendações e apontamentos em casos de menor risco, até procedimentos cirúrgicos em situações mais graves.
Segundo a Prefeitura, os serviços veterinários gratuitos oferecidos são todos os atendimentos necessários, identificados pelo médico-veterinário, em situações onde há risco de morte por parte de cães e gatos.
Fonte: G1