Perdido da mãe, filhote de baleia jubarte morre no Balneário Rincão, SC

Perdido da mãe, filhote de baleia jubarte morre no Balneário Rincão, SC

Por Carmem Garcia

Um filhote de baleia foi encontrado na manhã desta sexta-feira, 27, na orla sul do Balneário Rincão. O animal do tipo Jubarte foi localizado por volta das 5h30min por pescadores que passavam pelo local. A Secretaria de Pesca, Agricultura e Meio Ambiente foi acionada para verificar as características e dar o destino correto ao animal.

De acordo com o engenheiro ambiental Paulo Amboni, o animal estava tentando subir para áreas de deslocamento imigracional, na busca de águas quentes. Ainda segundo Amboni, foi a primeira vez que a baleia do tipo juvenil se deslocou sem a presença da mãe.

A baleia tinha aproximadamente dois anos e estava debilitada. Tinha oito metros de comprimento e cinco toneladas. No início da tarde, a equipe da Administração Municipal em parceria com a Udesc, começou o trabalho para o enterro do animal.

A equipe de trabalho realizou pequenos cortes que serão analisados para verificar o real estado do mamífero. Segundo o professor Pedro Castilho, o animal precisará deste processo para saber o que levou sua chegada a orla. “Antes de enterrar, vamos fazer a biometria, que em alguns dias, se deverá saber como estava a saúde do animal”, explica.

O enterro do animal foi realizado no final da tarde. Esse processo foi feito para evitar que a população entre em contato com o animal, que com o contato, pode transmitir doenças como tuberculose, brucelose, leptospirose e dermatite.

Fonte: Criciúma News

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.