Periquito-rico é resgatado após ser encontrado caído em condomínio de São Vicente, SP

Periquito-rico é resgatado após ser encontrado caído em condomínio de São Vicente, SP
Periquito-rico é resgatado pela GCM Ambiental de São Vicente, SP — Foto: Divulgação/Guarda Civil Ambiental

Um periquito-rico jovem foi resgatado pela Guarda Civil Ambiental de São Vicente, no litoral de São Paulo, após ter sido encontrado caído no chão por um morador de um condomínio no bairro do Itararé. O animal não apresentava nenhuma lesão externa.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Animal da cidade, a ave foi encontrada na área externa de um condomínio na rua Freitas Guimarães. As aves dessa espécie, de acordo com a pasta ambiental, são típicas da Mata Atlântica e ocorrem no Brasil Oriental, em Alagoas e da Bahia ao Rio Grande do Sul.

Os guardas civis ambientais constataram que a ave não apresentava nenhuma lesão externa, encaminhando-a para o Centro de Pesquisa e Triagem de Animais Selvagens em Cubatão, onde ela permaneceu para avaliação clínica e reabilitação.

Periquito-rico passará por exames e reabilitação em Cubatão, SP — Foto: Divulgação/Guarda Civil Ambiental

O periquito-rico também é conhecido como periquito, periquito-verdadeiro, periquito-verde e maritaca. São vistos frequentemente em bandos, com o costume de acordar cedo fazendo muito barulho, tornando fácil o seu reconhecimento. Os machos geralmente são mais faladores e com mais capacidade de imitar qualquer tipo de som.

Em caso de necessidade de resgate ou denúncia de maus tratos a animais silvestres em São Vicente, o morador deve ligar para a Secretaria do Meio Ambiente e Defesa Animal, nos telefones (13) 3569-2274 e (13) 99679-3604 ou na GCM, no disque 153.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.