Pescador de Salvador (BA) mora há 15 anos em barco atracado e divide ‘casa’ com 13 cachorros resgatados

Pescador de Salvador (BA) mora há 15 anos em barco atracado e divide ‘casa’ com 13 cachorros resgatados
Nivaldo divide o barco com 13 cachorros que ele tirou das ruas (Foto: Reprodução/TV Bahia)

“Vou levando a vida devagar”. Esta é a filosofia do pescador aposentado Nivaldo de Jesus, que há 15 anos vive em um barco, na cidade de Salvador. A “casa” de Nivaldo não tem velas ou motor, é uma simples casa flutuante, que não sai do lugar, atracado em um dos mais belos cartões postais da capital baiana: o mar da Ribeira.

O pescador, entretanto, conta que não se sente solitário. Ele divide a casa com 13 cachorros que ele resgata da rua e adota. Além disso, muitos amigos costumam visitá-lo. “Meus amigos chegam aqui, e a gente bate um papo. E vou levando a vida devagar”, diz.

Para chegar à casa do pescador, os visitantes utilizam um pequeno barco, que fica amarrado à “residência” de Nivaldo. Ele conta que, após 20 anos trabalhando como pescador, se aposentou, deu a casa que tinha para os filhos e decidiu viver no barco.

O dinheiro para sobreviver vem de pequenos serviços que ele faz nos barcos da “vizinhança”. A casa é simples: na parte de cima há um pequeno fogão de duas bocas, um botijão de gás, algumas panelas e pratos, além de uma pequena caixa que ele usa como armário. Na parte de baixo do barco, o quarto. Lá ficam um colchão, travesseiro e alguns pertences do pescador.

Quarto de Nivaldo tem um colchão, travesseiro e alguns pertences (Foto: Reprodução/TV Bahia)

A casa de Nivaldo não possui energia elétrica. A luz no local é de vela, e o único contato com o mundo externo é o velho rádio de pilha.

Velho lobo do mar, ele diz que o balanço da embarcação não atrapalha o sono em nada. “Já estou acostumado. Eu andei 20 anos embarcado, onde tem grandes ondas. Aqui eu durmo à vontade. Tranquilo”, fala o pescador.

Vista da ‘casa’ do pescador aposentado (Foto: Reprodução/TV Bahia)
‘Casa’ de Nivaldo fica atracada no mar da Ribeira (Foto: Reprodução/TV Bahia)

Fonte: G1


Nota do Olhar Animal: Que ótima atitude do pescador ao resgatar os cães. São menos 13 abandonados, o que não é pouco especialmente considerando a vida simples que leva. Difícil imaginar, mas quem sabe um dia se sensibilize também com os peixes, tão sencientes quantos os cães.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *