Pescadores arrastam um tubarão-martelo para fora da água apenas para tirar selfies com ele

Pescadores arrastam um tubarão-martelo para fora da água apenas para tirar selfies com ele

Por que as pessoas simplesmente não conseguem deixar os animais em paz? Recentemente, Leigh Cobb estava navegando em Singer Island, Flórida, quando capturou uma cena horrível.

No vídeo acima, você pode ver três pescadores ARRASTANDO um tubarão-martelo ameaçado de extinção para FORA DA ÁGUA. Os três homens são pescadores esportivos e, quando perceberam que pegaram um tubarão-martelo, eles o arrastaram para a praia para SELFIES. Várias pessoas gritaram para colocar o tubarão de volta na água, mas muitos continuaram a tirar selfies, aparentemente inconscientes da dor que estavam causando o animal.

Por fim, o tubarão foi devolvido à água depois que o anzol foi removido de sua boca. Os espectadores dizem que o tubarão pareceu se distanciar, mas o Florida Fish and Wildlife Conservation Commission recomenda minimizar o tempo de manuseio e de liberação e manter as brânquias do tubarão na água. É provável, então, que os pescadores tenham causado grande estresse no tubarão, e tudo isso pra quê?

Infelizmente, esta não é a primeira vez que a popularidade de tirar selfies com animais selvagens causou estresse e danos indevidos. Em um incidente, ignorantes “surfaram” em uma tartaruga para uma selfie, enviando a mensagem de que os animais são nossos para usar para fins egoístas. Em San Diego, turistas aterrorizaram leões marinhos para uma foto rápida, provocando indignação dos amantes dos animais em todo o mundo. Houve também um incidente na Costa Rica, onde centenas de turistas impediram tartarugas marinhas ameaçadas de fazer ninho porque eles estavam tirando selfies.

Enquanto muitos ainda pensam no filme “Tubarão” quando os imaginam, esse medo não é nada mais do que um equívoco (estatisticamente, é mais provável que você seja morto por um cachorro quente do que um tubarão). Os tubarões é que devem ter medo dos humanos. Aproximadamente 100 milhões de tubarões são mortos por seres humanos todos os anos, com cerca de 73 milhões deles sendo vítimas do comércio de barbatanas de tubarão. Certas espécies de tubarões testemunharam um declínio de 98% em seus números nos últimos quinze anos, com mais de duzentos outros listados como ameaçados pela International Shark Foundation.

Em vez de tirar selfies com tubarões (ou qualquer animal selvagem), deveríamos trabalhar na conservação das espécies animais. Recentemente vimos algum progresso quando o Instagram divulgou um novo aviso para ajudar a educar os usuários sobre os perigos de tirar selfies com animais selvagens. Para o que fazer e o que não fazer das selfies com animais, leia esta matéria e compartilhe as informações em suas redes sociais. Cabe a nós falar pelos animais!

Por Michelle Neff / Tradução de Ana Carolina Figueiredo 

Fonte: One Green Planet 

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.