Pescadores resgatam tartaruga de 2 metros na Praia Águas Belas, no CE

Pescadores resgatam tartaruga de 2 metros na Praia Águas Belas, no CE
Tartaruga foi encontrada na Praia de Águas Belas (Fotos: Arquivo Pessoal)

Uma tartaruga-verde com cerca de dois metros foi resgatada por pescadores nesta sexta-feira (13) na Praia de Águas Belas, no município de Cascavel, litoral leste do Ceará. O animal, da espécie tartaruga-verde, foi encontrado encalhado em um rio na localidade, por volta das 7h.

Segundo os pescadores, a tartaruga não possuí as nadadeiras dianteiras e apresenta pequenos ferimentos. Ela foi retirada da água e recebeu cuidados dos moradores.

O Batalhão de Polícia de Meio Ambiente da Polícia Militar (BPMA) foi acionadado para resgatar a tartaruga. De acordo com o BPMA, o animal foi levado para o Centro de Triagem de Animais Silvestre (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), localizado no Bairro Messejana, em Fortaleza.

O Cetas informou que a tartaruga estava desidratada, mas sem ferimentos graves. Ela será avaliada por veterinários e depois poderá ser encaminhada para o Projeto Tamar.

Tartaruga-verde pode viver 100 anos

De acordo com o pesquisador do Ibama no Ceará José Raimundo, a tartaruga-verde pode chegar a dois metros de cumprimento, mais de 300 quilos de peso e vive mais de 100 anos. O animal se alimenta de algas e pequenos peixes e migra pelo litoral brasileiro, entre Ubatuba-SP e Itarema-CE.

“Esse animal sofre muita pesca predatória, o que é ilegal, por se tratar de um animal protegido. O que é recomendado, quando se avistar essa tartaruga encalhada, informar ao Ibama”, recomenda José Raimundo.

Tartaruga capturada no litoral do Ceará tem cerca de dois metros

Por Valdir Almeida 

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.