Pescadores resgatam tartaruga de 2 metros na Praia Águas Belas, no CE

Uma tartaruga-verde com cerca de dois metros foi resgatada por pescadores nesta sexta-feira (13) na Praia de Águas Belas, no município de Cascavel, litoral leste do Ceará. O animal, da espécie tartaruga-verde, foi encontrado encalhado em um rio na localidade, por volta das 7h.
Segundo os pescadores, a tartaruga não possuí as nadadeiras dianteiras e apresenta pequenos ferimentos. Ela foi retirada da água e recebeu cuidados dos moradores.
O Batalhão de Polícia de Meio Ambiente da Polícia Militar (BPMA) foi acionadado para resgatar a tartaruga. De acordo com o BPMA, o animal foi levado para o Centro de Triagem de Animais Silvestre (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), localizado no Bairro Messejana, em Fortaleza.
O Cetas informou que a tartaruga estava desidratada, mas sem ferimentos graves. Ela será avaliada por veterinários e depois poderá ser encaminhada para o Projeto Tamar.
Tartaruga-verde pode viver 100 anos
De acordo com o pesquisador do Ibama no Ceará José Raimundo, a tartaruga-verde pode chegar a dois metros de cumprimento, mais de 300 quilos de peso e vive mais de 100 anos. O animal se alimenta de algas e pequenos peixes e migra pelo litoral brasileiro, entre Ubatuba-SP e Itarema-CE.
“Esse animal sofre muita pesca predatória, o que é ilegal, por se tratar de um animal protegido. O que é recomendado, quando se avistar essa tartaruga encalhada, informar ao Ibama”, recomenda José Raimundo.

Por Valdir Almeida