Pesquisadores avaliam em Imbituba (SC), os efeitos do Turismo de Observação de Baleias Embarcado (TOBE) no comportamento dos animais

Pesquisadores avaliam em Imbituba (SC), os efeitos do Turismo de Observação de Baleias Embarcado (TOBE) no comportamento dos animais

Durante este final de semana, 20 e 21 de agosto, uma equipe de pesquisadores estará realizando uma avaliação do efeito do Turismo de Observação de Baleia Embarcado no comportamento da baleia-franca-austral (Eubalaena australis), na busca de subsídios para a gestão da atividade no território da APA da Baleia Franca/ICMBio.

Desenvolvido nos municípios de Imbituba, Laguna e Garopaba, o projeto consiste no monitoramento do comportamento das baleias na presença e na ausência de embarcações a partir de ponto fixo em terra.

Segundo informam os pesquisadores, a equipe do projeto estará em campo na enseada da praia da Ribanceira e as aproximações serão realizadas com embarcações alugadas a fim de simular a atividade do Turismo de Observação de Baleia Embarcado.

Pesquisadores avaliam em Imbituba, os efeitos do Turismo de Observação de Baleias Embarcado (TOBE) no comportamento dos animais

O objetivo da simulação é de que os resultados do projeto possam auxiliar a gestão da atividade na Unidade de Conservação.

A pesquisa está sendo coordenada pela Cooperativa para Conservação da Natureza (CAIPORA) em parceria com a APA da Baleia Franca, a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Instituto Aqualie e o Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul (GEMARS).

Fonte: A Hora

Pandemia recriou ‘clima ideal’ para a vida animal, segundo biólogos em SP

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.