Pesquisadores encontram tartaruga com canudo plástico no nariz

Pesquisadores encontram tartaruga com canudo plástico no nariz

Uma olhada nessa tartaruga e você nunca mais jogará lixo no lugar errado.

O pesquisador de tartarugas Nathan Robinson e sua colega de trabalho, Christine Figgener, estavam procurando pelo acasalamento de tartarugas marinhas fora da costa de Costa Rica quando cruzaram com uma tartaruga-oliva com algo estranho no nariz.

Robinson, que está estudando criaturas que vivem em tartarugas marinhas, primeiramente pensou que fosse um verme Tubular Gigante (Riftia pachyptila). No entanto, quando tentou retirá-lo, percebeu que se tratava de algo bem diferente.

“Quando a tiramos da água, podíamos perceber que tinha dificuldade de respirar”, disse ao The Dodo, acrescentando que a tartaruga também estava gemendo e com chiado no peito.

Era um canudo de plástico, que estava totalmente preso na narina da pobre tartaruga e provavelmente estava lá há bastante tempo pela aparência desbotada e desgastada. Depois que o primeiro pedaço saiu, a equipe percebeu que não tinha escolha a não ser ajudar a tartaruga removendo o resto do canudo.

“Assim que percebemos que era um plástico, realmente não tinha volta”, disse ele. “A metade já tinha sido removida…Decidimos que a atitude mais ética e apropriada a fazer era eliminar o canudo que estava obstruindo as vias aéreas do animal”.

Durante os oito minutos seguintes, a equipe se esforçou para retirar o objeto da narina da tartaruga da forma mais delicada e eficaz possível. Enquanto a tartaruga estava com dor evidente, a equipe estava a milhas de qualquer cuidado veterinário e sabia que uma “operação de campo” era a melhor tacada para restaurar sua respiração.

CostaRica tartaruga2

Mas finalmente, depois de alguns esforços tensos, o canudo saiu. A equipe aplicou iodo para esterilizar a área e manter a tartaruga a bordo para observação. Felizmente, após alguns minutos, a tartaruga estava pronta para voltar para casa.

“Depois de um ou dois minutos, o sangue que estava saindo do seu nariz parou e a tartaruga estava muito agitada, então a liberamos para o oceano”, disse Robinson.

Uma pergunta que Robinson não pôde responder é como o canudo foi parar lá. “Eu estou tão perplexo quanto todos os outros sobre a forma como este canudo conseguiu entrar tão profundamente dentro do nariz de uma tartaruga”, disse ele. “Talvez quando foi vasculhar o fundo do mar à procura de caranguejos e moluscos para comer, ela pode ter encontrado o canudo.”

CostaRica tartaruga3

Robinson reconheceu que o vídeo é desagradável, mas afirmou que espera que isso aumente a consciência do efeito que o lixo humano tem sobre as tartarugas marinhas e outros animais selvagens.

Em seus anos como um pesquisador de tartarugas viu muitos animais feridos por detritos humanos, especialmente por ganchos de pesca. Recentemente, ele encontrou um animal com uma linha de pesca pendurada na sua traseira, o gancho ainda está incorporado dentro do animal; infelizmente a equipe não foi capaz de ajudá-lo.

Mas qualquer pedaço de lixo humano pode representar perigos, como este resgate recente mostra. Robinson disse que houve casos de tartarugas que já ficaram arrastando cadeiras de praia durante semanas. E em sua página no Facebook, Robinson observou que ele espera que as pessoas “dirão não ao plástico descartável.”

“É muito difícil de assistir, muito visceral”, disse Robinson O Dodo sobre o vídeo recente. “É uma tática de choque, eu acho. Espero que seja um choque grande o suficiente para mostrar que este é o impacto dos seres humanos sobre o mundo.”

Você pode ver os vídeos abaixo, mas esteja avisado que, como Robinson disse, é muito difícil de assistir.

Por Ameena Schelling / Tradução Thaís Torres

Fonte: The Dodo

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.