Pessoas confortam baleia encalhada enquanto ela espera pela ajuda

Pessoas confortam baleia encalhada enquanto ela espera pela ajuda

Por Sarah V Schweig / Tradução de Alice Wehrle Gomide

Pessoas estavam aproveitando um lindo dia na praia em Tasmania, na Austrália, quando elas perceberam algo nas rochas próximas.

Uma verificação de perto revelou uma baleia minke anã encalhada na costa, desesperada por ajuda.

“A jovem baleia minke anã estava encalhada nas rochas em Diamond Island em Bicheno, e foi reportada para os biologistas do programa através da linha direta Baleia”, o Programa de Conservação Marinha (MCP) do governo tasmaniano escreveu no Facebook esta semana.

De acordo com o grupo, os banhistas “fizeram um trabalho fantástico” ao manter a pobre baleia fria e molhada, enquanto esperavam pelos resgatistas. Eles colocaram uma toalha molhada sobre ela para evitar que ela ficasse desidratada e queimada do sol.

Acredita-se que a baleia ficou presa durante sua migração desde a Grande Barreira de Corais para o local de alimentação de verão no oceano antártico.

Finalmente, os resgatistas chegaram com uma esteira especial para mover a baleia, e ela voltou com sucesso para as águas profundas.

“Uma vez liberta, a baleia respondeu imediatamente e nadou para longe com força”, o MCP escreveu. “Verificações nas praias locais na manhã seguinte e não encontraram nenhum sinal da baleia”.

Os resgatistas veem isso como um bom sinal de que a baleia está bem e segue seu caminho para o sul.

Fonte: The Dodo

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.