PETA escreve carta ao The Offspring repudiando o uso de chimpanzés no clipe de ‘We Never Have Sex Anymore’

PETA escreve carta ao The Offspring repudiando o uso de chimpanzés no clipe de ‘We Never Have Sex Anymore’
Cena do clipe "We Never Have Sex Anymore" do Offspring. Crédito: Reprodução/YouTube

Nessa sexta-feira, o The Offspring divulgou o vídeo oficial do single “We Never Have Sex Anymore” e em menos de 24h o lançamento já foi alvo de controvérsias.

Para acompanhar a pegada descontraída da música, o videoclipe traz dois macacos chimpanzés atuando em cenários que imitam a vida cotidiana de um casal humano que está passando por um momento mais “frio” da relação. O casal de chimpanzés é vestido com roupas humanas e se utiliza de inúmeros acessórios, como utensílios de cozinha e de limpeza.

O resultado final pode ser divertido para os espectadores, mas o projeto não agradou o PETA, uma organização não-governamental que luta pelo tratamento ético dos animais. Em carta para o The Offspring, a ONG demonstra preocupação com o bem estar dos animais e pede para que a banda tire o vídeo do ar, argumentando que a repercussão pode “ressuscitar” o tráfico de chimpanzés em Hollywood.

No texto (via Blabbermouth), o PETA chama atenção para o fato de que os chimpanzés possam ter sido fornecidos por Steve Martin, que já esteve envolvido em inúmeros casos de crueldade contra primatas, incluindo a detenção de chimpanzés e orangotangos em ambientes insalubres por cerca de 18 horas ao dia. 

O cenário de “We Never Have Sex Anymore” foi condenado pela ONG por colocar os chimpanzés em situações “caóticas”, especialmente no final do clipe, onde é possível ver um deles atuando cercado de strippers e tomando drinks. “Nós sentimos falta de muitas coisas nos anos 90, mas exploração animal não é uma delas,” escreveu o PETA. “A cada minuto que o vídeo de vocês permanece online, ele corre o risco de legitimar uma indústria cruel, incentivar o tráfico de animais exóticos como ‘pets’ e regredir anos de trabalho pela defesa dos animais que quase conseguiu acabar com o uso de chimpanzés em Hollywood”.

Por Gabriela Marqueti

Fonte: Wikimetal

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.