No primeiro dia de realização de cirurgias, campanha esgota vagas para a castração de cães

Petrópolis, RJ: Serviço de Castração Gratuita ainda recebe o cadastramento de gatos em Itaipava

No primeiro dia de funcionamento do Serviço de Castração Gratuita de animais em Itaipava, foram agendadas 200 cirurgias, 100 para gatos e 100 para cães. A campanha se estende até a próxima quarta-feira (28.11) e as pessoas que tiverem interesse em levar seu animal devem se dirigir à Unidade Básica de Saúde (UBS) de Itaipava para fazer o cadastramento. Hoje (22.11) já foram esgotadas as 600 vagas para a cirurgia em cães. Ainda estão disponíveis 140 vagas para cirurgias de felinos.

O cadastramento para o consultório móvel de castração gratuita, é feito pelo responsável do animal, que deve apresentar Identidade, CPF e comprovante de residência. A UBS de Itaipava funciona na Estrada Philúvio Cerqueira Rodrigues, s/n°, das 8h às 17h. “Essa é mais uma ação para suprir a necessidade por castração dos animais da nossa cidade. Vamos superar as expectativas desse ano”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

No momento do cadastramento para participar da campanha, os responsáveis pelos animais recebem todas as orientações necessárias para o dia em que for agendada a cirurgia. “A pessoa responsável vai receber as orientações do pré-operatório, com horários próprios de jejum alimentar e hídrico. O animal, no dia da cirurgia, deve estar dentro dos padrões de jejum designados para o seu perfil”, destaca a coordenadora da campanha e veterinária, Maria Beatriz Pellegrini. As cirurgias são marcadas diariamente entre as 8h e 13h e são voltadas para pessoas que não possuem condições de recorrer ao serviço privado.

A auxiliar de lavandeira, Silvana de Souza Moreira, mora em Bonsucesso e gostou de ter o serviço gratuito. Ela levou a cadela Lenda, de quatro anos, para fazer a cirurgia. “Eu procurei para saber o preço para fazer a castração numa clínica particular e ficaria em R$ 400. É um preço que eu não posso pagar. Então quando fiquei sabendo, marquei e agora estou aqui para aproveitar esse serviço”, disse.

Também moradora de Bonsucesso, a auxiliar de cozinha, Luciana Pereira da Silva, levou a cadela Kate, de dois anos e meio, para a castração. “A agente do posto de saúde passou em casa avisando e eu fiz o meu cadastro. Foi supertranquilo. É um serviço que é muito caro para gente, então ter isso de graça é muito importante”, contou.

Essa é a segunda etapa da campanha realizada pelo município, a primeira foi em julho, em Corrêas, e a próxima está prevista para a Posse. “Sendo os atendimentos feitos por áreas, as inscrições dos animais seguem esse critério: é a forma que temos como organizar os atendimentos, fazer estatísticas de áreas cobertas para um maior controle e termos ciência de quantos animais ainda faltam ser castrados por região”. A ação de Itaipava engloba as regiões de Nogueira, Madame Machado, Boa Esperança e Cuiabá.

O cadastramento para as últimas vagas ainda disponíveis para gatos pode ser feito até o dia 27.11, o penúltimo dia da campanha. No caso dos felinos, entre os critérios para ser incluído, é ter peso mínimo de 1,2 kg e idade máxima de nove anos. No local, os médicos veterinários farão a avaliação do animal para que o procedimento seja feito.

Fonte: Diário de Petrópolis

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.