Petshop é multado por maus-tratos e venda irregular de animais em Jaboatão dos Guararapes, PE

Petshop é multado por maus-tratos e venda irregular de animais em Jaboatão dos Guararapes, PE
Foram encontrados mais de 60 ratos brancos em um aquário de aproximadamente um metro, pássaros nacionais, peixes em garrafas pet de 275 ml e um filhote da raça rottweiler em gaiola de passarinho.

Um petshop foi multado por maus-tratos e venda irregular de animais, em Jaboatão dos Guararapes, na tarde desta quarta-feira. A denúncia foi feita através das redes sociais da prefeitura. No estabelecimento, os agentes do Grupamento de Apoio ao Meio Ambiente e da Fiscalização Ambiental encontraram mais de 60 hamsters (ratos brancos) em um aquário de aproximadamente um metro, pássaros nacionais, peixes em garrafas de 275 ml e um filhote da raça rottweiler em uma gaiola de passarinho. O cão, inclusive, estava debilitado em virtude do confinamento no espaço mínimo.

A equipe aplicou um auto de infração contra o petshop Vap Vegetal, no bairro de Prazeres, e uma multa de R$ 5 mil. O proprietário Josivaldo José alegou ser protetor de animais, mas admitiu desconhecer a lei que proíbe a exposição e venda em gaiolas. “Eu sou protetor de animais. Sempre resgato das ruas, cuido, alimento e vermifugo. Em hipótese nenhuma, faria isso se soubesse que não é permitido”, defendeu.

Os técnicos da Prefeitura de Jaboatão vão confeccionar relatórios sobre as demais irregularidades. O documento será encaminhado ao Centro de Vigilância Ambiental e à Vigilância Sanitária. Por sua vez, o dono do petshop foi orientado a colocar os animais em locais adequados e tem 20 dias para apresentar a defesa à Comissão Julgadora, que definirá se mantém, reduz ou aumenta o valor da multa.

“Assim que recebemos a denúncia, fomos ao petshop e encontramos os animais em condições inadequadas. Além disso, a loja funcionava como petshop, mas não tinha licença para atuar nesse tipo de comércio. É preciso que a população esteja atenta e denuncie.
Edilene Rodrigues
Superintendente de Meio Ambiente de Jaboatão dos Guararapes”

DENUNCIE

As denúncias podem ser feitas à Coordenação de Defesa dos Animais através dos perfis oficiais da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes nas redes sociais ou pelo telefone (81) 9 9642-7251.

Equipes estiveram no petshop na tarde desta quarta-feira. (Fotos: Chico Bezerra/Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes)

Fonte: OP9

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.