Petshop é multado por maus-tratos e venda irregular de animais em Jaboatão dos Guararapes, PE

Um petshop foi multado por maus-tratos e venda irregular de animais, em Jaboatão dos Guararapes, na tarde desta quarta-feira. A denúncia foi feita através das redes sociais da prefeitura. No estabelecimento, os agentes do Grupamento de Apoio ao Meio Ambiente e da Fiscalização Ambiental encontraram mais de 60 hamsters (ratos brancos) em um aquário de aproximadamente um metro, pássaros nacionais, peixes em garrafas de 275 ml e um filhote da raça rottweiler em uma gaiola de passarinho. O cão, inclusive, estava debilitado em virtude do confinamento no espaço mínimo.
A equipe aplicou um auto de infração contra o petshop Vap Vegetal, no bairro de Prazeres, e uma multa de R$ 5 mil. O proprietário Josivaldo José alegou ser protetor de animais, mas admitiu desconhecer a lei que proíbe a exposição e venda em gaiolas. “Eu sou protetor de animais. Sempre resgato das ruas, cuido, alimento e vermifugo. Em hipótese nenhuma, faria isso se soubesse que não é permitido”, defendeu.
Os técnicos da Prefeitura de Jaboatão vão confeccionar relatórios sobre as demais irregularidades. O documento será encaminhado ao Centro de Vigilância Ambiental e à Vigilância Sanitária. Por sua vez, o dono do petshop foi orientado a colocar os animais em locais adequados e tem 20 dias para apresentar a defesa à Comissão Julgadora, que definirá se mantém, reduz ou aumenta o valor da multa.
“Assim que recebemos a denúncia, fomos ao petshop e encontramos os animais em condições inadequadas. Além disso, a loja funcionava como petshop, mas não tinha licença para atuar nesse tipo de comércio. É preciso que a população esteja atenta e denuncie.
Edilene Rodrigues
Superintendente de Meio Ambiente de Jaboatão dos Guararapes”
DENUNCIE
As denúncias podem ser feitas à Coordenação de Defesa dos Animais através dos perfis oficiais da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes nas redes sociais ou pelo telefone (81) 9 9642-7251.

Fonte: OP9