PF apreende em Alegrete pássaros traficados da África e da Oceania; VÍDEO

A Polícia Federal (PF) apreendeu, nesta terça-feira (31), em um criadouro clandestino em Alegrete, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, 29 pássaros traficados da África e da Oceania. Nenhuma pessoa foi presa.
VÍDEO: PF apreende em Uruguaiana pássaros traficados da África e da Oceania
Houve cumprimento de dois mandados de busca e apreensão no local. Além das aves, também foram apreendidos anilhas para pássaros, telefones celulares e documentos.
A investigação que resultou na ação desta terça começou em 2019. Ela apura o tráfico de pássaros originários da África e da Oceania para o Brasil. A PF descobriu que eles são trazidos a partir da Europa em bagagem despachada em voos comerciais.
“Devido ao modo de transporte, grande parte dos animais chega ao destino sem vida ou debilitada. Há ainda a suspeita de comercialização de organismos geneticamente modificados, crime previsto na Lei de Biossegurança”, divulgou a assessoria de comunicação da PF.
Na primeira e segunda fases da ação, que ocorreram em 2021, foram apreendidas 263 aves exóticas no município do Alegrete e denunciadas nove pessoas – entre brasileiros, espanhóis e portugueses – pelos crimes de organização criminosa internacional, introdução de espécies animais no país sem licença, manutenção de criatórios sem autorização e receptação qualificada.
Os animais apreendidos foram encaminhados ao Centro de Triagem do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Porto Alegre.
O crime
A introdução de animais no país depende de prévia autorização do Ministério do Meio Ambiente e do Ibama, pois os animais podem ser portadores de doenças, inclusive de contágio humano, colocando em risco a vida das pessoas.
Conforme a Global Financial Integrity Intl, 2017, o tráfico internacional de fauna e e plantas silvestres (excluídas as madeireiras) movimenta aproximadamente entre 7 a 23 bilhões de dólares anualmente em todo o mundo.
Por João Pedro Lamas
Fonte: G1