PF de SP faz operação contra tráfico de animais silvestres e prende um dos maiores contrabandistas do país

PF de SP faz operação contra tráfico de animais silvestres e prende um dos maiores contrabandistas do país
Aves apreendidas durante a segunda fase da operação Urutau contra o tráfico de animais silvestres. — Foto: Divulgação

A Polícia Federal de São Paulo deflagrou na manhã desta sexta-feira (4) uma operação para desarticular uma quadrilha especializada no tráfico de animais silvestres. A ação ocorre nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná e Pernambuco.

Vídeo: Polícia prende em SP um dos maiores traficantes de animais silvestres do país.

Um dos presos, Roberto Augusto Martinez Filho, conhecido como “Zé do Bode”, é apontado por agentes da Polícia Federal e da Polícia Ambiental como um dos maiores traficantes de animais silvestres do Brasil. Ele usa redes sociais para vender animais e já tinha sido preso em agosto do ano passado após ser flagrado com um casal de macacos, mas estava em liberdade.

São cumpridos 14 mandados de prisão preventiva, 17 mandados de busca e apreensão e 5 mandados de apreensão de veículos automotores nas cidades de São Paulo, Diadema (SP), Jacareí (SP), Mongaguá (SP), Ivinhema (MS), Novo Horizonte do Sul (MS), Aparecida de Goiânia (GO), Curitiba (PR) e Alagoinha (PE).

A operação Urutau 2 é realizada em conjunto com o Ministério Público Federal, Secretaria Municipal do Meio Ambiente de São Paulo, Polícia Militar Ambiental do São Paulo, Polícia Militar Ambiental do Mato Grosso do Sul e o Ibama.

O nome da operação é uma alusão aos urutaus, que são aves exclusivamente noturnas e que utilizam sua plumagem para se camuflar com o ambiente, dificultando a sua localização pelos predadores.

A primeira fase da operação ocorreu em 23 de maio de 2019. Na ocasião, nove pessoas foram presas e cerca de 350 animais mantidos em cativeiro apreendidos.

Durante as investigações, foram apreendidos centenas de animais retirados da natureza e mantidos em cativeiros.

Eram comercializados animais silvestre em extinção como: arara-canindé, arara-azul, arara-vermelha, ararajuba, jabuti-piranga, jacaré, macaco-prego, sagui de tufos brancos, saíra-pintor e tucano-toco.

Foram encontraram papagaios que eram transportados em caixas de leite no litoral de SP — Foto: Divulgação PF

Por Robinson Cerântula

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.