Piauí pode ter parque de proteção ao peixe-boi marinho

Piauí pode ter parque de proteção ao peixe-boi marinho
Peixe-boi. Foto: Jeff Stamer / Shutterstock.com

Em pronunciamento durante a sessão plenária dessa quarta-feira dia 8, o deputado Dr. Hélio (MDB) declarou ter participado de uma reunião com o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o ICMBio de Parnaíba. Na pauta, a reestruturação da base do peixe-boi no litoral do Piauí.

Segundo o deputado o Piauí é o estado que tem o maior número de peixes-boi no Brasil com o cadastro de mais de 70 animais. Por isso precisa de uma estrutura com área de apoio para monitoramento e atendimento desses animais. “Temos visto várias situações em que filhotes de peixe-boi encalham no nosso litoral e precisam ser transportados, via transporte aéreo para Recife”, lembrou,

Dr. Hélio ressaltou que a região do litoral piauiense não tem estrutura de atendimento desses animais. E muitos não sobrevivem. Segundo o deputado o parque é uma estrutura simples, mas necessária para o atendimento desses animais. “Vamos apresentar um projeto nesta Casa para a criação dessa área”, disse o deputado Dr. Hélio.

O deputado pontuou que o litoral do Piauí também precisa de investimentos no turismo sustentável e ecológico, cada vez mais procurado pelos turistas. “Discutimos nesta reunião e inclusive com a deputada Gracinha, sobre a necessidade de implantação de um parque ambiental lá em Parnaíba”, disse.

O litoral do Piauí Nós tem uma região que está sendo levantada pelo ICMBio com o Governo Federal e tem condição de fazer uma intervenção e colocar Parnaíba na roda mundial do turismo ecológico.

A invasão por parte de empresários na área do Monumento Natural Estadual das Itans em Cajueiro da Praia também esteve na pauta da reunião.

Fonte: Jornal da Paraíba

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.