Pinguim aparece morto na praia do Embaré, em Santos, SP

Pinguim aparece morto na praia do Embaré, em Santos, SP

Animal foi visto por banhistas na tarde da última quarta-feira (5). Bióloga do Instituto Gremar ressalta importância de comunicar resgate.

Um pinguim apareceu morto na areia da praia do Embaré, em Santos, no litoral de São Paulo, no fim da tarde da última quarta-feira (5). O morador Pedro Henrique Batista estava passeando pela praia quando avistou o animal e tirou algumas fotos. O Corpo de Bombeiros informou que não recebeu chamado para retirar o animal do local e suspeita que ele tenha sido levado de volta pela maré.

Embora o pinguim já estivesse morto, Andrea Maranho, bióloga do instituto Gremar, grupo responsável pela reabilitação e tratamento de animais marinhos na região, ressalta a importância da população informar os órgãos ambientais sobre o aparecimento desses animais. “É importante que as pessoas comuniquem as equipes de resgate, porque as carcaças também possuem importância para o monitoramento ambiental da área”, reforça.

Andrea recomenda que banhistas que encontrarem pinguins ou outros animais marinhos entrem em contato com o instituto pelo telefone (13) 7818-5067 ou com o grupamento marítimo dos Bombeiros ligando para os telefones (13) 3386-3110 ou 3328-6888.

Época dos pinguins

Desde o início do mês passado, dezenas dessas espécies foram encontrados nas praias da região. Muitos estavam debilitados e cansados. Segundo os biólogos, as correntes marítimas vindas do Sul do país contribuem para o aparecimento desses animais. Eles costumam fugir das águas mais frias e, após dias nadando, ficam cansados e acabam encalhando na região.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.